Palestrantes | Fórum Internacional de Serviço Social

Palestrantes

Inez Rocha Zacarias

Doutora e mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PUCRS). Pós-doutorado em Serviço Social pela PUCRS. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. Graduada em Serviço Social pela PUCRS. Tem experiência profissional nas áreas da Saúde e Assistência Social. Foi docente no Curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Principais temas de estudo: Formação Profissional, Trabalho e Processos de Trabalho em Serviço Social, Método em Marx e Fundamentos do Serviço Social.

 

Leonel Del Prado  

Es licenciado en Trabajo Social (Universidad Nacional de Entre Ríos), especialista en Abordaje Integral de Problemáticas Sociales en el Ámbito Comunitario (Universidad de Lanús) y doctor en Ciencias Sociales (Universidad de Buenos Aires); se encuentra cursando el programa de Posdoctorado en Trabajo Social en la Universidad de la Plata.
En la actualidad se desempeña como investigador y docente en el Departamento de Ciencias Sociales, CENUR LN, de la Universidad de la República Uruguay. Es investigador del Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII- Uruguay).

 

Maicon Cláudio da Silva

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Economia – Área de Economia Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha como Servidor Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, atuando a partir de 2015 como Secretário do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA-UFSC). É também editor técnico da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA). Já realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de Buenos Aires (Argentina), intercâmbio para técnico-administrativos na Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca (Bolívia) e licença-capacitação no Centro de Estudios Latinoamericanos (CELA) da Universidad Nacional Autónoma de México (México). Suas áreas de interesse são Economia Política, Dependência Econômica, Economia da América Latina e História Econômica.

Carlos Andrade Guzmán

Doctor en Trabajo Social y Políticas de Bienestar, Universidad Alberto Hurtado, Chile. PhD in Social Work, Boston College, Estados Unidos. Magíster en Gestión y Políticas Públicas – MGPP, Universidad de Chile. Ingeniero en Comercio Internacional, Universidad Tecnológica Metropolitana.

Joana das Flores Duarte

Professora da Universidade Federal de São Paulo no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS). Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2019) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área sociojurídica, com ênfase na execução da medida privativa de liberdade para jovens autores e autoras de ato infracional; sistema prisional; mercado de drogas e seletividade penal de gênero. Coordenada o Grupo de Trabajo: Feminismos, Resistencias y Emancipacíon do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) Argentina e o Programa de Extensão Centro Regional de Formação em Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos na Universidade Federal de São Paulo. É vice-coordenadora da Câmara de Extensão e Cultura do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (CAEC-ISS/UNIFESP) e do Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero (NETeG/UNIFESP). É pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Violência – NEPEVI na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editora da Revista Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo (UFRJ).

 

María Limpia Díaz Ortega  

Licenciatura en Trabajo Social, Facultad de Ciencias Médicas, UNA – Universidad Nacional de Asunción, Paraguay. Maestría – Maestría en Trabajo Social Facultad de Trabajo Social – UNER, Argentina. Especialización/Perfeccionamiento – Especialización en Políticas Sociales, Universidad Nacional de Asunción-Instituto de Trabajo Social, Paraguay. Doctorado en Trabajo Social (em marcha) en Trabajo Social, Facultad de Trabajo Social, Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Miembro colaborador del Comité de A L y el C para la Defensa de los Derechos de las Mujeres – CLADEM PY. Profesor Asistente y Coordinadora de Extensión Universitaria, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Asunción – FACSO-UNA.