MESA 1: Desigualdades sociais na América Latina: desafios às políticas de proteção social
Profa. Dra. Zulma Fabiana Cabrera – Universidad Nacional de Misiones- UNAM
Licenciada em Serviço Social. Especialista em Estudos de Famílias (Universidade Nacional de San Martín). Mestre em Gerenciamento e Administração de Programas Sociais. Doutora em Ciências Humanas e Sociais (Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais – FHyCS, Universidade Nacional de Misiones – UNaM).
Nesta instituição, atua como professora titular efetiva das disciplinas: “Serviço Social em Âmbitos Sociofamiliares”, “Oficina V – Atuação Profissional em Âmbitos Sociofamiliares” e do “Seminário Gêneros, Identidades e Violências”, todas pertencentes ao curso de Licenciatura em Serviço Social.
É Co-Diretora do Centro de Promoção e Equidade de Gênero Flora Tristán (Resolução H.C.D. 098/11). É pesquisadora categoria III do Programa de Incentivos a Docentes Pesquisadores da FHyCS. Diretora do projeto 16/1771-PI: “Estratégias de organização familiar e de cuidado implementadas por estudantes da FHyCS-UNaM, com crianças e adolescentes sob sua responsabilidade, titulares de alguma(s) política(s) institucional(is) de bem-estar estudantil”.Atualmente é vice-decano da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da UNaM, cargo que ocupa desde 06/07/2022, para um mandato de quatro anos.
Profa. Ms Gisela Elizabeth Spasiuk – Universidad Nacional de Misiones- UNAM
Licenciada em Serviço Social. Especialista em Violência Familiar. Mestre em Gestão e Administração de Programas Sociais. Doutoranda em Gestão e Política da Educação Superior (Universidade Nacional de Tres de Febrero). Professora Titular Regular, em dedicação exclusiva, das disciplinas: Introdução à Sociedade e ao Estado (comum a vários cursos), Nível de Intervenção II (Prática Profissional em Espaços Sociocomunitários) e Seminário de Gênero e Políticas Públicas (do curso de Licenciatura em Serviço Social). Pesquisadora categoria I do Programa Nacional de Incentivos à Docência e à Pesquisa – MiNCyT / SPU. Integra a Rede Universitária de Gênero do Conselho Interuniversitário Nacional (RUGE).
Diretora de Projetos de Pesquisa sobre Famílias, Violências, Gênero e Diversidades e Diretora do Centro de Estudos e Promoção da Equidade de Gênero Flora Tristán, vinculado à Secretaria de Extensão e Vinculação Tecnológica da FHyCS – UNaM. Coeditora da revista digital de divulgação “El Género en Plural” e integra o Grupo de Trabalho CLACSO “Lutas antipatriarcais, Famílias, Gênero e Diversidades”, bem como a Rede de Pesquisas de Gênero do Litoral. Atua como professora de pós-graduação em diversos programas de mestrado no país (UNaM, Lanús, La Plata), além de ter ministrado cursos e conferências no Paraguai e em outros países.
MESA 2: Modo de produção capitalista, eventos climáticos extremos e banalização da vida
Prof. Dr. Fábio Jardel Gaviraghi
Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2017). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2010). Graduado em Serviço Social pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (2007). Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase nas seguintes áreas: Trabalho, Questão Social, Educação, Incubadoras Sociais, Refugiados e Políticas Públicas. Líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Educação, Serviço Social e Políticas Públicas (NEPEESSPP). Atualmente é Docente, com dedicação exclusiva, no Departamento de Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
MESA 3: (Des)igualdades em Territórios Rurais e Urbanos: desafios para as políticas sociais no Brasil
Profa. Dra. Cristine Jaques Ribeiro
Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1997) Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professora Permanente da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Movimentos Sociais Populares, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança alimentar e nutricional, Soberania alimentar, Direito à cidade, Reforma Agrária e Reforma Urbana. Atualmente coordena o grupo de estudos e pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório dos conflitos da Cidade vinculados ao Curso de Serviço Social e Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2. Integrante da Coordenação do Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar no município de Pelotas. Integrante da Coordenação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Pelotas. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Serviço Social/ UCPel.Integra o Grupo gestor da plataforma de combate à fome e defesa da soberania e segurança alimentar e nutricional de Pelotas. Compõe a equipe editora da revista sociedade em debate.
MESA 4: Proteção Social na América Latina e neoconservadorismo
Profa. Dra. Viviane Isabela Rodrigues
Assistente Social e Professora Adjunta na Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Serviço Social (Universidade Luterana do Brasil). Graduada em Gestão Pública (Instituto Federal de Santa Catarina). Especialista em Metodologia de Intervenção com Famílias (Universidade de Passo Fundo). Especialista em Gestão Pública (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Mestre em Serviço Social (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/PUCRS). Doutora em Serviço Social (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PGSS/PUCRS). Possui estágio doutoral sanduíche no Programa de Pós Graduação em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). No âmbito do trabalho profissional, atuou enquanto assistente social junto a Política de Assistência Social e na área Sociojurídica (sistema prisional gaúcho) pelo período de dez anos. Ademais, no âmbito da Pesquisa Acadêmica dedica-se ao estudo da Proteção Social na América Latina e suas características mediante a alternância ideopolítica de governos progressistas e conservadores.
Minicurso: Consumo Consciente e Educação Ambiental: o Direito do Consumidor na Construção de uma Sociedade Sustentável
Ministrantes: Dra Alessandra Marconatto
Mestranda Tauane Antunes
Orientador: Roberto Barboza Castanho
Ementa: O minicurso “Consumo Consciente e Educação Ambiental: o Direito do Consumidor na Construção de uma Sociedade Sustentável” abordará a conexão entre os direitos do consumidor, o consumo responsável e os desafios ambientais que nossa sociedade enfrenta. O objetivo é discutir como a conscientização sobre o impacto de nossas escolhas de consumo pode contribuir para a preservação ambiental e para a construção de um futuro sustentável. Ademais, capacitar os participantes para compreender a importância do consumo consciente e do exercício dos direitos do consumidor em prol de uma sociedade sustentável.
Será explorado o papel fundamental do consumidor, que, ao fazer escolhas informadas e sustentáveis, pode pressionar o mercado a adotar práticas mais ecológicas e responsáveis. Além disso, será destacada a importância da educação ambiental, não apenas para promover comportamentos conscientes, mas também para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados em um cenário de crescente demanda por produtos e serviços ecológicos.
O minicurso também tocará em temas como: o papel do Estado na regulamentação do mercado, os direitos dos consumidores em relação à informação sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços, e como o engajamento coletivo pode gerar mudanças significativas para a sociedade e o planeta.
Ao final, espera-se que os participantes compreendam a importância de sua participação ativa na construção de um mercado mais justo e sustentável, e que se sintam empoderados para tomar decisões de consumo mais conscientes, alinhadas aos princípios da sustentabilidade.
Currículo Tauane: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPGSSPS) na Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, no qual é bolsista CAPES/DS. Graduada em Serviço Social também pela Universidade Federal do Pampa. Demonstra interesse nas pesquisas relacionadas às políticas de proteção à infância, crianças e adolescentes. Atualmente desenvolve pesquisas no Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental – LEPETRACS.
Currículo Alessandra: Doutora em Direito pela Universidade de León, Espanha (2011), defendendo a tese com o tema “Instrumentos jurídicos de lucha contra la precariedad laboral”. Título de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (Capes 5). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2006). Foi professora e coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (2014 – 2016). Atualmente é professora Adjunta II do Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, no Campus de Sant`Ana do Livramento/RS. Mãe da Luiza (2015) e da Alice (2017)
Currículo Roberto: Professor Titular da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no curso de graduação em Serviço Social. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – 2000), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – 2003) com intercâmbio na Università Degli Studi di Udine Udine/Itália. Doutor em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 2006). Estudos de Pós Doutorado realizados na Universidad de Buenos Aires (UBA 2013), em Ciencias Humanas y Sociales, da Facultad de Filosofía y Letras. Colaborador na criação do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU), no ano de 2006, e do Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), no ano de 2014, onde atuou como docente. Foi Docente substituto na Universidade Federal de Santa Maria em 2003. Entre os anos de 2006 até 2021 foi docente na Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado), no campus Pontal, na cidade de Ituiutaba – MG. Participa como Docente no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPGSSPS UNIPAMPA). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental (LEPETRACS – UNIPAMPA). Coordenou o Laboratório de Cartografia (LABCARTO – ICHPO UFU). Participa como pesquisador de diversos grupos e redes de pesquisa. Atua nas áreas de Geografia, Geotecnologias, Educação Ambiental, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Participou na coordenação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID UFU), sub projeto subprojeto Multidisciplinar núcleo Geografia/História campus Pontal. Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences (BJRASS UNIPAMPA).
Minicurso: “Gênero, envelhecimento e mudanças climáticas: desafios e resistências das mulheres idosas”
Ministrantes: M.a Bianca Larissa Soares de Jesus Roso
Ementa: A oficina aborda a interseccionalidade entre gênero, envelhecimento e mudanças climáticas, destacando como mulheres idosas são afetadas de forma específica por eventos ambientais extremos e pelas transformações socioecológicas em curso. Serão discutidos impactos na saúde, no cuidado, na mobilidade e na segurança, evidenciando a invisibilidade desse grupo nas políticas públicas. Também serão valorizados os saberes e práticas das mulheres idosas como fontes de resistência e alternativas para a sustentabilidade, convidando à reflexão sobre a inclusão interseccional nas políticas e ações frente às mudanças climáticas.
Currículo: Doutoranda em Direito Público no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), aprovada em 1º lugar no processo seletivo, com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (PROEX). Atua na linha de pesquisa Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Direitos da Sociobiodiversidade e Multidimensões da Sustentabilidade, com bolsa CAPES. Pesquisadora do grupo de pesquisa e extensão PHRONESIS: Jurisdição e Humanidades e Residente Jurídica no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Tem interesses nas áreas de Educação Jurídica, Direitos Humanos, Direito Ambiental, Direito & Literatura e Gênero.
Minicurso:
“Proteção Social e Saúde Mental”
Ministrante: Cíntia Nunes Saldanha Lersch
Currículo:
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (2010).Especialista em Politicas e Intervenção em Violência Intrafamiliar (Lato Sensu) pela Unipampa São Borja RS (2014), Especialista em Saúde Mental e Gestão Psicossocial( Latu Sensu) pelo Instituto de Educação Superior Sinapses (2019). Atualmente é Assistente Social – Hospital Ivan Goulart, atuando principalmente nos seguintes temas: Saude, Saude Mental, Assistência, Elaboração e implementação de projetos.
