Fórum Internacional de Serviço Social

Apresentação

3º FÓRUM INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Proteção Social na América Latina: capitalismo, eventos climáticos extremos e desigualdades
De 10 a 12 de dezembro de 2025 
UNIPAMPA – Campus São Borja-RS
– Evento Gratuito –

O 3º Fórum Internacional de Serviço Social (FISS):  Proteção Social na América Latina: capitalismo, eventos climáticos extremos e desigualdades, é um evento catálogo do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPG-SSPS) e do Curso de Graduação em Serviço Social, sendo realizado bianualmente. Neste ano de 2025, o evento conta com financiamento público obtido via Edital n. 22/2024 do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes. O PAEP “visa conceder apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico, tecnológico ou de extensão, de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação”.

O 1º FISS, com a temática Trabalho, Políticas Públicas e Fronteiras, ocorreu no ano de 2019, com o objetivo de proporcionar um espaço de troca de experiências e construção de conhecimentos pautados na perspectiva crítica, visando fortalecer os processos de resistências da classe trabalhadora na atual conjuntura de avanço do neoconservadorismo e do respectivo desmonte dos direitos e políticas sociais no âmbito do continente latino-americano, com ênfase às regiões de fronteira. 

No ano de 2023, com a temática Questão Social, Neofascismo e as resistências na América Latina, ocorreu o 2º FISS, com o objetivo de consolidar um  espaço, na região da fronteira, que possibilite a construção do conhecimento a partir de experiências coletivas no âmbito do trabalho e questão social, das políticas sociais e das relações de exploração e opressão  na perspectiva da construção de movimentos de resistência no contexto da América Latina.

O 3º FISS, elege as categorias Proteção Social na América Latina – Capitalismo, Eventos Climáticos Extremos e Desigualdades, devido a temática ser de extrema relevância em nível mundial, no cenário nacional e, de modo particular, no estado do Rio Grande do Sul, que no ano de 2024 registrou um desastre climático extremo sem precedentes na história gaúcha. Neste contexto caótico, vale destacar que cerca de 478 municípios foram afetados diretamente, tendo atingido 2.398.255 de pessoas. Dentre estes 806 feridos; 27 desaparecidos; 183 óbitos confirmados (Gov.rs, 2024. Disponível em: https://sosenchentes.rs.gov.br/situacao-nos-municipios). 

Logo, entende-se a necessidade da realização de eventos científicos que possam problematizar e indicar alternativas para o enfrentamento dos diversos índices que revelam o agravamento das desigualdades sociais, além dos limites e perspectivas das políticas de proteção social implementadas pelo Estado no continente latino americano. Tal debate é motivado pelos eventos climáticos extremos  contemporâneos, que se relacionam ao modo de produção capitalista, acentuando as crônicas desigualdades sociais, que demandam a construção de estratégias de resistência em favor da vida.

Nesse sentido, o objetivo geral do 3º FISS consiste em promover espaços de diálogos e de socialização de conhecimentos técnico-científicos a respeito da Proteção Social na América Latina, a partir da graduação e da pós-graduação, na região da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, que possibilitem uma análise crítica sobre o modo de produção capitalista, eventos climáticos extremos e desigualdades.

Quantos aos objetivos específicos, estes visam:

  1. a) consolidar espaços de reflexão que permitam o debate e socialização do conhecimento crítico;
  2. b) potencializar a Universidade Federal do Pampa como indutora/promotora de reflexões junto à sociedade que contribuam para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural em nível nacional e internacional;
  3. c) possibilitar um espaço de construção coletiva do conhecimento a partir do envolvimento efetivo da comunidade acadêmica de cursos de graduação e pós-graduação, em uma perspectiva interdisciplinar.
  4. d) consolidar o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPG/SSPS), em nível de mestrado acadêmico, no âmbito nacional e internacional, tendo em vista sua estratégica localização geográfica, na divisa com a Argentina.

Na perspectiva de dar materialidade e ampliar as possibilidades de análise e reflexão a respeito das categorias a serem abordadas no evento, foram criados os seguintes eixos temáticos:

Eixo temático 01 – Desigualdades sociais na América Latina, Relações de exploração/opressão e políticas de proteção social: Questão social; Patriarcado; Relações étnico-raciais; Relações sociais de sexo; Identidades de gênero; Sexualidades; Gerações; Violências; Capacitismo; e Movimentos Sociais.

Eixo temático 02 – Modo de produção capitalista, eventos climáticos extremos e banalização da vida: Capitalismo dependente; Capitalismo predatório; Trabalho e questão social;   Mudanças climáticas e responsabilidades do Poder Público; Desastres, Fundo público e políticas públicas; 

Eixo temático 03 – Estado neoliberal, Proteção Social, Territórios de fronteiras e Seguridade Social no Brasil: Estado e sociedade; Neofascismo; Controle social e participação social; Políticas de Seguridade Social; Territórios, questão agrária e ambiental;   Pobreza e políticas de enfrentamento; e, (In)segurança alimentar  e nutricional e produção de alimentos. 

Eixo temático 04 – Trabalho, Proteção Social na América Latina e Neoconservadorismo: Transformações no mundo do trabalho; Políticas de trabalho e de renda; Formação profissional; Trabalho docente; Curricularização da extensão no Serviço Social; Relações e condições do trabalho profissional; Estágio supervisionado; e, Intervenção profissional e espaços sócio-ocupacionais.

Tendo em vista os objetivos, o evento será operacionalizado mediante realização de mesas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos completos, publicação de Anais do evento, reuniões articuladoras inter Grupos de Pesquisa e lançamento de livros e periódicos.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Rosilaine Coradini Guilherme 

Profa. Dra. Jaina Raqueli Pedersen 

Prof. Dr. Roberto Barboza Castanho 

Prof. Dr. Jocenir de Oliveira Silva