Apresentação

A Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana, vem se consolidando com um local de discussões e reflexões sobre as questões ambientais, globais e regionais, através de seus cursos de graduação, da Especialização em Educação Ambiental, que se encontra em sua segunda edição e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, com a oferta de uma disciplina de Educação Ambiental. Em 2018 firmamos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município – SEMED onde em um projeto de extensão, denominado Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino – PEARME, a UNIPAMPA tem ofertado formação continuada em uma proposta de ampliação da Educação Ambiental nas escolas municipais de Uruguaiana-RS.

Em 2021, em plena pandemia provocada pela SARS-CoV-2, ofertamos de forma remota, o 1º Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste, com três palestras com profissionais renomados, pesquisadores e militantes na área da Educação Ambiental, uma mesa de discussões sobre a temática e cinco oficinas. As rodas de conversa e socialização do conhecimento tiveram a apresentação de 30 trabalhos, e a participação (inscrição) de 250 participantes das mais diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Seguindo este processo de busca por espaços de formação e discussão da temática ambiental é que propomos o 2º Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste, com o objetivo geral de oportunizar um espaço interdisciplinar, contextualizado e regionalizado de discussões acerca de questões socioambientais existentes na Fronteira Oeste do RS e países vizinhos.

O evento será de forma presencial, com atividades acontecendo em redes, nos pólos constituídos pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (Campus de Uruguaiana, Dom Pedrito e São Gabriel), Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Secretarias da Educação de Uruguaiana e Barra do Quaraí e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente destes municípios.

O evento ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de junho de 2022, tendo como público, docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA e da UFSM, bem como os professores da educação básica da rede municipal e estadual e demais interessados. Por ser um evento em redes, planejado para se alcançar o maior número de participantes,  palestras presenciais serão ofertadas em um dos polos sendo transmitidas aos demais polos. Os  ateliês (oficinas) serão ofertados nos polos, direcionados ao grupo de inscritos naquele polo,  ou seja, de maneira presencial.