Estações | Dia de Campo: Usos e Potencialidades de uso da Estância do Pampa

Estações

Estação: “Solos do Bioma Pampa: ocorrência, fragilidades e potencialidades”

Essa estação pretende discutir a ocorrência dos solos da região com foco em seus atributos químicos, físicos e morfológicos. Pretende-se, a partir desses elementos, problematizar a questão do uso e manejo desses solos, bem como discutir a importância de sua preservação para a manutenção de serviços ecossistêmicos na região do Bioma. A estação terá como base a apresentação de diferentes perfis em uma topossequência localizada na Estância do Pampa.

Estação: “Campo Nativo: composição, fragilidades e potencialidades de uso”

Essa estação pretende discutir as potencialidades de uso dos ecossistemas naturais campestres da região com base em sua composição e fragilidades estruturais. Além disso, a estação buscará apresentar alguns dos principais grupos botânicos que compõem os campos da região de Dom Pedrito, bem como debater o efeito de outras atividades antrópicas sobre as alterações dessas fisionomias.

Estação: “Viticultura na região da Campanha: técnicas de manejo da videira e potencialidades regionais”

Essa estação tem como finalidade apresentar diferentes técnicas de manejo da videira com foco na melhoria das características da uva voltada para a vinicultura, bem como para o aumento da produtividade de cultivares voltadas para a mesa e suco.

Estação: “Manejo de pastagem na região da Campanha Gaúcha”

Essa estação tem como finalidade apresentar práticas de manejo de pastagem com vistas à melhoria da produtividade e qualidade de pastagens. A estação buscará apresentar dados de rendimento e composição bromatológica de pastagem de experimento instalado na Estância do Pampa. Ainda, serão apresentadas algumas das espécies utilizadas por esses sistemas de produção.

Estação: “Utilização de Espécies Arbustivas para Recuperação de Áreas Degradadas”

Essa estação abordará questões referentes à importância da preservação das áreas de reserva legal, bem como os possíveis impactos ocasionados pela intensa expansão de áreas de monocultura, que não respeitam esses espaços. Terá como produto final uma prática de plantio de espécies nativas para recuperar uma área ciliar na estância do Pampa.

Estação: “Agronegócio cenário atual e perspectivas na região da campanha”

Essa estação tem por finalidade discutir o cenário do Agronegócio na região da campanha. Discutindo desde as principais commodities até as dinâmicas da Agricultura Familiar na região.