Edição 2016

Sobre o evento

O Seminário (Des)fazendo Saberes na Fronteira, terá sua primeira edição realizada nos dias 17 e 18 de novembro na cidade de São Borja, no ano de 2016, utilizando além do espaço da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA- campus São Borja, será utilizada a Câmara Municipal de São Borja. Este ano o evento será organizado por uma equipe formada por professores e alunos dos cursos de Serviço Social, Ciências Humanas, Publicidade Propaganda e Ciência Política.

O evento que aborda as temáticas IDENTIDADE, GÊNERO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, tem por finalidade proporcionar um espaço para discussão acadêmica auxiliando a demonstrar avanços e retrocessos ao que tange estes temas. Nessa edição vai congregar, em dois dias, docentes, discentes da UNIPAMPA, e de outras instituições que abordem a temática proposta para o seminário.

Em sua primeira edição o evento tem como principal destaque o enfoque nas diversidades, sendo esse assunto abordado com um viés social e político. O fio condutor deste evento, é o (des)construir saberes, onde adentramos ao cerne dos debates, a necessidade da desconstrução de saberes arcaicos que, acabam por reproduzir velhos preconceitos que encontram-se presentes e com profundas raízes em nossa sociedade, sobretudo na região da fronteira. A desconstrução de velhos saberes é o motor que move, a construção de novos saberes, novos conhecimentos.

Sobre a comunicação de trabalhos (iniciantes ou em fase de conclusão), os participantes que quiserem submeter trabalhos, deverão se inscrever previamente e terão espaço para expor as suas próprias pesquisas e conclusões sobre o tema abordado. As apresentações, acontecerão em mais de um local simultaneamente, sendo esses divididos por temáticas preestabelecidas, reunindo por grupo mais de um apresentador por sala, estes podem utilizar-se, caso sintam necessidade, de recursos multimídia para a sua explanação.

Terá também uma palestra sobre Gênero e Diversidade na Escola ministrada pelo professor doutor Fernando Seffner (UFRGS) e uma mesa redonda, onde pesquisadoras oriundas da própria UNIPAMPA e de outras instituições, apresentaram suas interpretações referentes ao tema, enriquecendo ainda mais o nosso espaço de debates. Entende-se que a desconstrução de dogmas e construção de conhecimento na área em questão é uma constituição que se dá principalmente em eventos como o I Seminário (Des)fazendo Saberes na Fronteira. Nesse ano, além da comunicação de trabalhos e as palestras, teremos também oficinas ministradas pelos apoiadores do evento.

O site da edição 2016 está disponível através do link: https://desfazendosaberes.wordpress.com/sobre-o-evento/