Submisión de trabajos

1. Os trabalhos a serem apresentados no 15º SIEPE devem ser submetidos ao evento na forma de um resumo simples, exclusivamente, por um dos autores, utilizando o portal de eventos da Unipampa, no endereço: https://ei.unipampa.edu.br/evt/evento/listarEdicoesAtivas de 05/09 até às 17h de 02/10 

2. O nome, o CPF e o e-mail de todos os autores, inclusive do orientador, deverão ser corretamente indicados no formulário de inscrição, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade dos autores.

3. Podem ser submetidos trabalhos nas seguintes categorias:

  • Ensino;
  • Pesquisa e inovação (ensino técnico, graduação ou pós-graduação);
  • Extensão.

4. Ao submeter o resumo, o autor deverá indicar a modalidade de apresentação pretendida. É de responsabilidade do Comitê Científico atribuir a modalidade de apresentação de cada trabalho, considerando a obrigatoriedade de apresentações orais para os bolsistas e resguardada a infraestrutura disponível para realização do evento.

Obs.: 1) alunos bolsistas CNPq/Unipampa têm obrigação de apresentar os trabalhos na modalidade apresentação oral; 2) alunos bolsistas FAPERGS/Unipampa têm obrigação de apresentar os trabalhos nas duas modalidades (oral e pôster).

5. Para alunos de iniciação científica de nível técnico, graduação e pós-graduação da Unipampa ou de outras instituições de ensino tecnológico e superior é obrigatório e condicionante a participação de um orientador. Para servidores técnicos, pesquisadores e docentes vinculados à Unipampa ou de outras instituições de ensino tecnológico, fica dispensada a exigência de orientador.

6. Somente será aceito um trabalho por inscrição como autor principal, que deverá se encaixar em uma das categorias (ensino, pesquisa e inovação ou extensão). Se os avaliadores entenderem que o trabalho não corresponde a determinada categoria, este será rejeitado e reprovado.

7. Os trabalhos resultantes de pesquisas realizadas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados devem apresentar o número de protocolo de aprovação no órgão competente (CEP, CEUA, CIBio).

7.1 O Comitê Científico do 15º SIEPE entende que os professores/pesquisadores, que atuam como orientadores de estudantes (nível graduação e pós-graduação), possuem senso crítico e autonomia para decidir sobre a necessidade de aprovação dos trabalhos acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão) por comitês específicos (CEP e CEUA). Essa compreensão se baseia na natureza das diferentes áreas do conhecimento que possuem distintos temas (Estado da arte), universos de estudo (amostras) e abordagens (coleta e análise de dados). Dessa forma, ocorre, durante o processo de produção de conhecimento, uma ampla gama de procedimentos que não podem ser generalizados. A necessidade de aprovação por comitês específicos tem relação com as características singulares da pesquisa, bem como das normativas já existentes em determinadas áreas da ciência. Sendo assim, o Comitê Científico do 15º SIEPE acredita que os professores/pesquisadores não autorizarão a submissão dos resumos ao evento, caso os mesmos não possuam avaliação favorável desses comitês, quando necessário.

8. Somente podem ser submetidos trabalhos executados ou em execução e que já tenham, pelo menos, resultados parciais. Trabalhos na forma incipiente de projetos não serão aceitos.

9. Apenas serão aceitos trabalhos submetidos dentro do padrão estabelecido pela comissão científica do evento:

9.1 Resumo simples submetido através do portal de eventos da Unipampa.

10. O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade da pessoa que realizou a submissão e demais autores. Dessa forma, salienta-se que os conteúdos que dizem respeito à inovação tecnológica sejam divulgados somente após a proteção da propriedade intelectual (registro da patente, por exemplo), visto que a publicação poderá comprometer futuramente a requisição desta proteção. No formulário de inscrição deverá constar a restrição de publicação nos anais do evento, sendo a marcação desta opção o filtro utilizado para publicização.

11. É importante que os dados inseridos como nome dos autores e co-autores sejam devidamente conferidos no momento da submissão, pois estes não serão corrigidos a posteriori. O preenchimento e conferência é de inteira responsabilidade dos autores.

12. No formulário de submissão deverá ser indicado se o/a inscrito/a é bolsista e a respectiva categoria (ensino, pesquisa e inovação ou extensão). Neste item incluem-se somente bolsistas pertencentes a programas de agência de fomento e/ou Unipampa.

13. No formulário de submissão deverá ser confirmado que o/a autor/a se responsabiliza pelo conteúdo produzido e autoriza sua publicação nos anais do evento.

14. Após a submissão, os orientadores dos trabalhos que necessitam aprovação, receberão mensagem eletrônica para aprovação do trabalho de seus orientandos. A aprovação deve ocorrer dentro do prazo limite estipulado no cronograma do evento, sendo automaticamente excluído o trabalho cujo orientador não confirmar a orientação.

15. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) e seu conteúdo são de responsabilidade do autor e não será possível a realização de modificações após a submissão.

 


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

1. O trabalho deverá ser submetido na forma de resumo simples, em parágrafo único e deverá conter de 3.500 a 5.000 caracteres com espaços, contendo na sua estrutura: introdução, metodologia, resultados, conclusões e três palavras-chave.

2. Serão aceitos trabalhos nos idiomas: português, espanhol e inglês.

3. O número máximo de autores por trabalho é 6 (seis), incluindo o orientador. Os nomes dos autores devem ser cadastrados no formulário de submissão on-line do trabalho.

4. Tabelas e figuras não poderão ser utilizadas

5. No caso de necessidade de citações de normas específicas, estas deverão ser apresentadas de forma sucinta no corpo do resumo.

6 Agradecimentos aos colaboradores e agências de fomento deverão ser preenchidos no momento de inscrição no evento em campo específico do formulário on-line. Bolsistas CNPq, Fapergs e todos os alunos de pós-graduação devem fazer referência a sua respectiva agência de fomento, inclusive os residentes em saúde.

7. As informações de afiliação e e-mail do primeiro autor serão preenchidos em campos específicos, conforme preenchimento no formulário de submissão.

8. O resumo deverá ser submetido no espaço destinado no formulário de submissão.

 


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

1. A apresentação de trabalhos no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão está condicionada a aprovação dos resumos pela Comissão

2. As apresentações dar-se-ão em horário e local a serem estabelecidos pela Comissão Científica previamente divulgados na página do evento.

3. Não será possível alterar o dia, local e horário das apresentações dos trabalhos.

4. Para apresentação na forma oral, serão disponibilizados projetor e computador com entradas USB.

5. O tempo de apresentação oral é de até 10 (dez) minutos, e 5 (cinco) minutos para questionamentos e contribuições da Comissão Avaliadora.

6. É responsabilidade do orientador participar da sessão de apresentação de trabalho de seu orientando.

7. O apresentador deve comparecer no início da sessão, do contrário, não poderá realizar sua apresentação.

8. A apresentação deverá seguir orientações contidas no template disponibilizado pela organização do evento. (O template será disponibilizado aqui em breve)

 


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

1. A apresentação de trabalhos no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão está condicionada a aprovação dos resumos pela Comissão Avaliadora.

2. Os pôsteres deverão seguir orientações contidas no template disponibilizado pela organização do evento. (O template será disponibilizado aqui em breve)

3. As apresentações dar-se-ão em horário e local a serem estabelecidos pela Comissão Científica previamente divulgados na página do evento.

4. Não será possível alterar o dia, local e horário das apresentações dos trabalhos.

5. Para apresentação será disponibilizado um expositor de pôsteres.

6. O tempo de exposição dos pôsteres será definido pela Comissão Científica e divulgado conforme cronograma do Regulamento.

7. É responsabilidade do orientador participar da sessão de apresentação de trabalho de seu orientando.

8. O apresentador deve comparecer com antecedência mínima de 5 (cinco) minutos do início do horário da exposição.

9. É de responsabilidade do apresentador a retirada do pôster após o término do tempo de exposição.

10. Deverão ser contemplados na modalidade apresentação pôster, critérios de acessibilidade para a confecção dos pôsteres. Esses critérios serão definidos na página do evento.