Normas de submissão

Normas para submissão

AS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO – RESUMOS 

1)      O TRABALHO DEVE SER APRESENTADO NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:

  • Título centralizado, em maiúsculas, negrito.
  • O (s) nome (s) do (s) autor (es) em letras maiúsculas , duas linhas abaixo do título à direita, com uma nota de roda pé que identificará a instituição que o autor pertence, titularidade acadêmica, cidade e e-mail.
  • O resumo em maiúsculas, seguidas de dois pontos. O resumo não poderá ultrapassar a 300 palavras; três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento.
  • Palavras-chave – em português – entre três a cinco palavras.

2)      FORMATAÇÃO:

  • Fonte Times New Roman, corpo 12.
  • Espacejamento: espaço 1,5 entre linhas e dois espaços entre as partes.

II – AS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO (TEXTOS INTEGRAIS) – ARTIGOS 

Serão aceitos artigos com o mínimo de seis e o máximo de vinte e cinco páginas e resenhas de no mínimo de 03 (três) e no máximo de 05 (cinco) páginas. Deverão ser enviados pelo link deste site, conforme instrução.

1)      O TRABALHO DEVE SER APRESENTADO NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:

  • Título do trabalho
  • nome (s) do (s) autor (es);
  • Resumo e palavras-chave; Abstract e keywords ou resumen e palabras clave;
  • texto com notas ao pé da página, se for o caso;
  • referências.

DESCRIÇÃO

 

  • Título centralizado, em maiúsculas, negrito.
  • O (s) nome (s) do (s) autor (es) em letras maiúsculas , duas linhas abaixo do título à direita, com uma nota de roda pé que identificará a instituição que o autor pertence, titularidade acadêmica, cidade e e-mail.

 

As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando necessário e devem aparecer entre parênteses (autor, seguido de vírgula, data identificadora do trabalho, seguida de dois pontos e do (s) número (s) da (s) página (s) citada (s). Exemplo: (OLIVEIRA, 2010, p.44). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Exemplo: Conforme Oliveira (2010, p.44).

A palavra REFERÊNCIAS deve ser grafada em maiúsculas, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada.

As referências (somente trabalhos citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

Monografia no todo. Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros). Os elementos essenciais são: autor (es), título, edição, local, editora e data de publicação. Exemplo:

JAMESON, Fredric. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp; Boitempo, 1997.

Monografia no todo em meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Exemplo:

KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em”, opcionalmente acrescida dos dados referentes à hora, minutos e segundos. Exemplo:

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm&gt;.  Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

Parte de monografia. Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor (es) e/ou título próprios. Os elementos essenciais são: autor (es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada. Exemplos:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1o grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. Inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros. Os elementos essenciais são: autor (es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver). Exemplos:

AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984. Edição especial.

MÃO-DE-OBRA e previdência. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro; v. 7, 1983. Suplemento.

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico. As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de revista, boletim etc., acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Exemplos:

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm&gt;. Acesso em: 28 nov. 1998.

2)      FORMATAÇÃO

FonteTimes New Roman, corpo 12 para o texto, corpo 10 para as citações e corpo 10 para as notas.

Margens: 3 cm para as margens esquerda e superior e 2 cm para as margens direita e inferior;

Espacejamento: Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5, excetuando-se o resumo, as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do artigo, devem ser separadas entre si por dois espaços simples.

Versos e trechos de textos blocados devem ser destacados como citação.

Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo (s) autor (es). Para anexos que constituam textos já publicados, incluir referência completa bem como permissão dos editores para publicação.

Subtítulos devem vir sem adentramento, em maiúsculas, numerados em número arábico; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências.

Os Anexos, caso existam, devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

As notas devem aparecer ao pé da página, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento; a chamada, o número referente à nota, deve estar sobrescrito; os destaques (livros, autores, artigos) devem ser dados em itálico e/ou negrito, conforme a necessidade.

As citações seguem a ABNT/NBR 10502: Citação direta do texto, longa, contendo três ou mais linhas, deve ser posta em parágrafo recuado a 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a do texto utilizado e sem as aspas; espacejamento simples. Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferências incluem o uso de televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

Citação breve, com até três linhas, segue no próprio parágrafo, porém, entre aspas. Exemplos:

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia […]” (DERRIDA, 1967, p. 293)

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos […] ativos […]”