Edição 2019 do SCIPROT

O II Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica em Protótipos (SCIPROT 2019) ocorreu no campus Alegrete da UNIPAMPA no dia 24/09. O evento, na sua segunda edição, teve como objetivo a demonstração de trabalhos acadêmicos na área tecnológica que validem questões importantes de pesquisa ou que apresentem protótipos inovadores. Também promove o debate sobre a relação universidade-empresa, principalmente sobre a geração de start-ups na área tecnológica.

Foram 16 trabalhos apresentados no evento, com participantes de universidades de Alegrete, Uruguaiana e São Borja. Entre os destaques estão um aplicativo para identificação, gestão e marketing digital, através do qual é possível gerar códigos de validação seguros para uso em crachás ou ingressos. Também foi apresentado um aplicativo para prevenção de suicídios que permite a interação entre o usuário e profissionais para troca de mensagens e conteúdo motivacional. Entre os aplicativos para smartphone também foi apresentado um jogo de realidade virtual que promove a interação entre o jogador e um ambiente real, como um museu, por exemplo. O jogador tem como desafio procurar objetos ou desvendar segredos do local, ao mesmo tempo em que aprende mais sobre a história.

Na área de eletrônica, foi apresentado um receptor que permite a captação de sinais de rádio emitidos por aeronaves em tempo real. Este equipamento de baixo custo pode substituir radares convencionais através de uma rede de receptores que recebem a localização, o tipo de aeronave, a rota, a velocidade e diversos outras informações sobre o voo. Outro trabalho nesta área foi um sistema de fechadura eletrônica para registro de acesso de pessoas a uma sala. Através de um sensor RFID é possível substituir a chave convencional de uma porta por um sistema eletrônico seguro e integrado à Internet.

Um sensor de vibração composto por acelerômetros foi apresentado, o qual permite a captação de pequenos movimentos e pode ser usado para monitoramento de rachaduras em estruturas, vibração em motores e diversas outras aplicações. O sistema também é de baixo custo e permite a integração sem fio com um smartphone para recebimento de dados.

Na área de iluminação, uma luminária led com intensidade de brilho controlada eletronicamente foi mostrada. Esta luminária pode ser instalada em postes nas vias públicas e a sua potência pode ser controlada de acordo com as condições climáticas ou uso da via. Isto permite uma economia significativa de energia, o que resulta em menos custo para os órgãos públicos responsáveis.

Um protótipo de rastreabilidade de produtos da agricultura familiar também foi apresentado, através do qual é possível identificar a origem e o caminho percorrido por frutas e verduras, desde a colheita até a gôndola do mercado. O usuário, através de um aplicativo para celular, pode obter as informações simplesmente apontando a câmera do aparelho para um código posicionado ao lado do produto. Esse sistema agrega valor aos produtos da agricultura familiar e traz segurança ao consumidor, que pode saber exatamente o que está consumindo.

Todos os trabalhos foram avaliados por uma banca de especialistas para sua validação técnica e científica. A demonstração dos protótipos em operação permitiu a interação com o público que circulou entre os experimentos. A troca de experiências e o feedback dos participantes agrega muitos benefícios aos desenvolvedores para o aperfeiçoamento dos equipamentos.

Para completar a programação do evento, uma palestra sobre empreendedorismo foi ministrada por Rodrigo Greco, que é um empreendedor brasileiro radicado nos Estados Unidos. Ele contou sua trajetória profissional e sua experiência em abrir e liderar duas start-ups na Carolina do Norte – EUA. A mensagem principal deixada por ele é que a persistência e a coragem de ousar sem medo de errar são fundamentais para o sucesso nesta área.

O SCIPROT 2019 foi organizado pela Universidade Federal do Pampa e pelo Instituto Federal Farroupilha, com apoio do PampaTec e patrocínio da empresa Eletroeste.