Produções Exibidas | Mostra Audiovisual Experimental

Produções Exibidas

Relembrar é viver!

Então, que tal dar uma olhadinha em todas as produções exibidas nas edições anteriores da Mostra de Cinema da Unipampa?

Começando pela primeira edição que contou com 7 produções audiovisuais :

MARIA DO CARMO –  Santa ou Profana?

Premiado no 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira na categoria Memória & Patrimônio – patrimônio esquecido, este breve documentário foi elaborado pelos discentes da Universidade Cultural do Pampa através de uma oficina de cinema realizada pelo curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural com o cineasta amazonense Zê Leão. Foram apenas dois dias de produção amadora com os alunos e entrevistas com cidadãos e religiosos são borjenses. A ideia dessa produção é retomar à memória do patrimônio cultural que Maria do Carmo representa na cidade e atualmente é esquecida pela mesma, além de propagar esse mito para novos habitantes do município.

Direção: Ítalo Bicca e  Victor Tavares 
Produção: Patricia  de Carvalho Cordero
Edição e Câmera: Zê Leão

Cortometraje ficción: El Turista

João é um paulistano rico que ama viajar. Ele sempre sorteia pelo google maps seus destinos turísticos. Em um de seus jogos onlines, ele acaba por descobrir Huila, um estado colombiano ao sul do país. Em pouco tempo ele decide se aventurar pela região e ao chegar no aeroporto da cidade de Neiva, capital do estado, ele acaba sendo atropelado por Daniela, uma destrambelhada que está com o seguro do carro vencido. Ela não pode chamar a polícia ou levá-lo pelo hospital devido ao vencimento. Daniela o leva para sua casa e cuida de João com os primeiros socorros. Mas quem será esse tal turista que Daniela acabara de conhecer e o que ele esconde?

Direção: Kristian Blasquez e Victor Tavares

Prostituição: o negócio do prazer

O documentário “Prostituição: o negócio do prazer” retrata o exercício da atividade enquanto profissão, abordada sob a ótica de quem a faz. Para compor o produto, foram entrevistadas duas fontes cujos relatos são adversos: uma garota de programa na faixa dos 40 anos e um agenciador na faixa dos 20. O presente trabalho surge da necessidade de por em pauta a discussão da regulamentação da prostituição enquanto profissão, visto que existe um projeto do deputado federal Jean Wyllys sobre esse tema que está congelado na câmara há quatro anos. Para compor a narrativa do filme, além de expor a opinião das fontes a respeito da regulamentação, assuntos diversos são tratados como, por exemplo, violência, drogas, rotina e vícios da profissão.

Produção: Bárbara Ramos, Barbara Moraes, Rafael Welfer, Rosana Ruviaro e Sara Moraes
Direção e edição: Rosana Ruviaro
Orientação: Sara Feitosa

MINIDOC: Orgulho Gay 2017 – PAMPAWEB

Mini documentário produzido pelos integrantes do projeto PampaWeb, projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja, em alusão ao Dia Nacional do Orgulho Gay 2017.

Produção: Tamires Hanke
Imagens: Camila Iann e Thaisy Finamor
Edição: Jean Azambuja

Vendetta

Um ladrão ao assaltar uma casa não sabe o que o dono da casa é um psicopata.

Direção: Paulo Bettim 
Filmagens: Gennaro Rosito, Iohan, Diego Estivalete
Roteiro: Diego Estivalete

Webdoc São Borja histórica – ep. 1 – Missões Para Sempre

O Webdoc São Borja Histórica é um webdocumentário composto por sete episódios em vídeo, banco de áudio e de imagens, fruto de um projeto experimental apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação Social – Jornalismo, no ano de 2010. Com a proposta de resgatar a história de São Borja, o trabalho apresenta, com formato documental e cunho didático, passagens sobre períodos e personagens marcantes da cidade. Neste primeiro episódio, intitulado “Missões para sempre”, é enfocada a fundação de São Francisco de Borja, explorando como era sua estrutura enquanto redução missioneira, a relação entre jesuítas e índios e o legado histórico e patrimonial remanescente e pouco conhecido pelos próprios munícipes. O documentário conta com a participação dos historiadores Luciano Vasques, Mário Hoff e Rodrigo Maurer.

Direção: Andréia Sarmanho e Guilherme Veiga
Imagens: Andréia Sarmanho e Guilherme Veiga
Roteiro: Guilherme Veiga
Edição: Andréia Sarmanho 

 Caetano

Caetano é um experiente psiquiatra que, após diagnosticar uma misteriosa paciente, passa a sentir os mesmos sintomas que a qualificaram com um distúrbio psicológico raro, o que leva Caetano a se questionar sobre sua própria sanidade e entrar em um dilema profissional: se Heloísa ainda ecoa em sua mente isso o torna tão instável quanto ela?

Direção: João Henrique, Pedro Frizzo.
Produção: Bruna Moreira, Tanara Cargnelutti, Mariana Ruschel, Maria Eduarda Dias Falcão.
Cinegrafistas: Lucas Portilho, Renata Teixeira.
Ator: Alex Castelhano.
Roteiro: João Henrique.
Edição: Pedro Frizzo.

Já a 2ª Mostra de Cinema da Unipampa exibiu 17 produções:

Sama Rew — Senegal/Brasil 

O documentário “Sama Rew Senegal-Brasil” é um trabalho desenvolvido para a disciplina de Telejornalismo III, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O produto busca observar e retratar como é a rotina diária dos senegaleses que vivem na cidade de São Borja, destacando hábitos e costumes que fazem parte de sua cultura, e tendo como principais aspectos: moradia, trabalho, alimentação, além de retratar de forma mais breve questões como vestimentas, comunicação, preconceito e a saudade de seu país.

Produção: Andressa Walter, Gabriel Lentz, Larissa Silva, Luis Nascimento e Matheus Charão Azevedo.

Clubinho News

Clubinho News é um telejornal com entrevistas, previsão do tempo e intervalos comerciais, produzido por crianças de 03 a 12 anos participantes da 7a edição do Clubinho de Férias (julho de 2018).

ÂNCORAS: Manoel Pinheiro e Mariana Pinheiro
REPÓRTER DE CAMPO: Laura Lemos
REPÓRTER RECREATIVO: Felipe Dornelles
PREVISÃO DO TEMPO: Bibiana Pinheiro
CONVIDADA ESPECIAL: Mariana Rigo
ENTREVISTADOS: Bibiana Pinheiro, Carlos Eduardo Nunes, Maria Gabrielly Muniz e Rafaella Fitz
COMERCIAIS: Inácio Dal Forno, Mariana Rigo, Maria Gabrielly Muniz, Bibiana Pinheiro, Laura Lemos, Manoel Pinheiro e Mariana Pinheiro
DIREÇÃO, FILMAGEM E EDIÇÃO: Emilene Lul

Websódio 01 – Cidade Criativa

A websérie São Borja Conectada propõe provocar os habitantes de São Borja sobre o ambiente urbano contemporâneo, que abriga as relações humanas entre si e com a tecnologia, sob a perspectiva dos conceitos de Cidade Criativa e Cidade Inteligente, bem como suas dimensões: Governança, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Conectividade (SELADA, 2012). Como uma cidade pode valorizar o seu potencial criativo? No websódio Cidade Criativa conheça as ideias e práticas no ambiente urbano que pesquisadores entendem ser fundamentais. Também experiências em outras cidades de pequeno e médio porte no Brasil. 

Criação de conteúdo: Greice Pinto Meireles
Direção e Produção: Greice Pinto Meireles e Ítalo Bicca
Edição: Ítalo Bicca
Orientação e Supervisão: Sara Alves Feitosa
Programa de Pós-Graduação Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) 

Lins Roballo – O que é diversidade?

Videorreportagem produzida pela aluna de Jornalismo da Unipampa, Bianca Obregon, para o concurso Primeira Pauta da Zero Hora. Perfil da Lins Roballo, coordenadora do movimento social “Girassol, amigos na diversidade” de São Borja/RS. 

Produção: Bianca Obregon do Nascimento 

A Era do Trem em São Borja

Durante longos anos, no século passado, ir de trem de São Borja para Porto Alegre era algo corriqueiro. As viagens de trens de passageiros, que duravam dois dias e duas noites, marcaram toda uma geração de são-borjenses. Hoje, o que resta deste período está tão somente na memória de quem teve a oportunidade de viajar em um meio de transporte extinto na Fronteira Oeste gaúcha. Na videorreportagem – A Era do Trem em São Borja – você conhecerá, a partir de relatos de moradores, como eram essas epopeicas jornadas pelos trilhos do Rio Grande do Sul. 

Produção: Daniel Campos e Lucas Villiger Fernandes Gomes
Orientação: Sara Feitosa 

Agência – La Morada Publicidade

Vídeo Publicitário com o principal propósito de mostrar de forma geral as principais características da agência, mostrando os valores e o DNA, falando que a La Morada tem como objetivo usar essas características que a destaca para dialogar seus clientes com o objetivo de compreendê – los e criar uma comunicação estratégica e inovadora.

Diretor: João Victor Moreira
Roteiro: Jhandrei Nunes
Cleyton Bruno Soares
Produtor: Tainá Carvalho
Fotografia Cleyton Bruno Soares

Reprodução da música “Dont – Ed Sheeran”

Releitura audiovisual da música Dont, do cantor Ed Sheeran, efetuado no componente curricular “Produção audiovisual”. Relata a história de dois opostos que mesmo sendo diferentes são iguais em certos aspectos.

Direção: Alessandra Freitas, Giulia Junges e Lucas Benett
Direção de Arte:  Yalia Alzate
Produção: Willian Dias

Doação de Sangue – Doe e salve até 4 vidas

Existem muitas pessoas precisando de doadores voluntários para poderem fazer cirurgias de risco, ou até mesmo, simples procedimentos, que só podem ser feitos através do abastecimento do Banco de Sangue do Hospital. Sabendo da necessidade de falar sobre doação, assunto de suma importância e até mesmo de utilidade pública, e verificando que muitas pessoas sentem medo por nunca terem doado e também por desconhecerem os critérios para ser um doador, a reportagem a seguir esclarece a importância de ser um doador e apresenta os critérios básicos para doar sangue e salvar vidas. Além de ser um vídeo que incentive mais pessoas a serem doadoras, ele deixa claro que esse simples ato pode salvar até 4 vidas, e beneficiar tanto quem doa quanto quem recebe.

Produção: Nádia Martins

Macho

Uma produção audiovisual experimental produzida no componente curricular “Produção Audiovisual” do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. Questionamos no ambiente político-social atual, onde boa parte dos brasileiros pretendem voltar a ideias retrógradas sobre o ser humano e moral, o que é atender estes requisitos? O que é ser MACHO? Ligando este termo muito utilizado nacionalmente a força, destreza, coragem e persistência, aos movimentos de luta das minorias representativas, como por exemplo a LGBTQ, tentamos com ajuda da produção audiovisual responder as perguntas feitas acima.

Direção: Willian Dias
Videomaker: Giulia Junges 
Produção: Lucas Benett

Uma Realidade Incomum – Cleo Mendes/Asilo São Vicente de Paula

Falar de Esquizofrenia é importante a partir do momento em que muitas pessoas desconhecem os sintomas e as causas da doença. As incertezas quanto a convivência de quem é esquizofrênico são várias, sabendo disso, a reportagem a seguir tem como objetivo mostrar que é possível conviver com a esquizofrenia, até mesmo em lugares onde há bastante gente, no exemplo dado, temos um idoso que mora no Asilo São Vicente de Paula, e mostramos um pouco de como é a convivência dele com os demais idosos. Cleo Mendes é fã do cantor Roberto Carlos, e uma figura única, que vale a pena ser apresentada a sociedade, pois a sua alegria contagiante e o dom de compor músicas, cantar, alegrar e ajudar quem o cerca, vão além de uma doença mal compreendida ou pelo preconceito que há por trás dela. 

Produção: Nádia Martins e Maria Eduarda Grecco

Tropical VT Oficial

VT Congele Bons momentos. Foi elaborada no segundo semestre de 2017, para a Sorveteria Tropical, localizada em São Borja, uma campanha que tinha como tema: retrô, vintage e fotografia, e como conceito criativo: os tempos mudaram, mas o bom sorvete não, tendo como público alvo: homens e mulheres de 15 a 30 assinando com o slogan CONGELE BONS MOMENTOS. Este é o VT oficial desta campanha.

Roteiro, produção e direção: Alessandra Freitas, Willian Dias e Yalia Alzate
Direção de arte, Direção de fotografia e videomaker: Giulia Junges e Lucas Benett

Compilado Audiovisual – Pinceladas que contam histórias

Compilado de vídeos – PINCELADAS QUE CONTAM HISTÓRIAS Foi elaborado para a V edição do evento “Exposição e Leilão Beneficente do Asilo São Vicente de Paula” uma campanha publicitária, tendo como conceito criativo: histórias a serem contadas, e como tema: pintura, compondo o slogan: “PINCELADAS QUE CONTAM HISTÓRIAS”. Este é um compilado dos vídeos elaborados e veiculados dentro desta mesma campanha. 

Produção, direção e Edição: Willian Dias 

Documentário Chefs na Vida: 10 anos de Proeja

Em 2017, a rede federal de educação profissional e tecnológica, comemora 10 anos de atividades do Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. O Proeja é uma modalidade de ensino que oportuniza a pessoas com mais de 18 anos de idade, que estão afastadas dos bancos escolares regressarem aos seus estudos, proporcionando além da formação no ensino médio regular, a formação em nível técnico de forma integrada. No Campus São Borja atualmente são 61 alunos matriculados nesta modalidade de ensino, no Curso Técnico em Cozinha Proeja.
Para marcar a semana de comemorações alusiva aos 10 anos do Proeja, a Coordenação de Proeja, Assessoria de Comunicação e Estúdio de TV Ead, produziram o vídeo- documentário “Chefs na Vida”, alusivo ao Curso Técnico em Cozinha Proeja, ofertado no Campus São Borja. São belas histórias de personagens reais exemplos de força e superação.

Realização: Coordenação de Proeja, Assessoria de Comunicação e Estúdio de TV Ead – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja
Direção: Elisandro Coelho e Carolina Pinheiro
Roteiro, Imagens e Edição: Elisandro Coelho 
Fotografia, Arte Gráfica e Texto: Carolina Pinheiro
Locução: Newton Del Cueto Gonçalves

Institucional RP

Vídeo Institucional do Curso de Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, realizado no componente de Produção Audiovisual Institucional, ministrado pela Prof. Dra Carmen Abreu. 

Direção: Daniele e Gabriel
Roteiro: Ingrid e Daniele
Produção: Ronaldo e Jonatas
Direção de fotografia e cinegrafista: Ingrid e Isadora
Direção de sonoplastia e edição: Graziela, Leonardo e Kerlise

Making Off OK

Este Making Off foi elaborado em uma atividade efetuada no componente curricular de “Fotografia publicitária”, na qual foi elaborado uma releitura de uma peça publicitária da campanha efetuada pela “Azmina” com a chamada “Não existe desculpa para o machismo”.

Produção: Ariele Machado
Direção de Arte: Willian Dias