2018 | Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero: articulação universidade, gestão pública e movimentos sociais frente à violência contra as mulheres e meninas

2018

Temas

A definição dos temas da II Edição do Fórum, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT) da UNIPAMPA e pelo “Comitê Local UNIPAMPA ElesPorElas da Reitoria”, se deu a partir da participação da Universidade no “Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe (ElesPorElas)” e das respostas dadas nos instrumentos de avaliação da participação da comunidade nos “Momentos UNIPAMPA ElesPorElas” realizados nos campi da Universidade entre os meses de março a agosto de 2018.

Assim, para a edição atual, as atividades versarão sobre as seguintes temáticas: Empoderamento feminino e novas masculinidades e Assédio sexual.

Programação

Atividade: Minicurso: “Diálogos com as masculinidades: é possível?”

Ministrantes:

Giuliana dos Santos Bruni; Jornalista, Especialista em Educação e Diversidade Cultural e Educadora nas oficinas de Escrita Criativa na Casa Pitanga – Espaço Cultural e Criativo

Cássia Rodrigues Gonçalves; Licenciada em Letras, com habilitação em Português e suas respectivas Literaturas, Doutora em Linguística Aplicada e instrutora de yoga e thetahealer na Casa Pitanga – Espaço Cultural e Criativo

 

Atividade: Roda de conversa: Empoderamento feminino e novas masculinidades.

Mediação:

Eutalita Bezerra da Silva, Jornalista, Doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS

Convidados:

Cristina dos Santos Lovato, Docente da UNIPAMPA

Daniela Lucas de Andrade, representante do Coletivo feminista Flor de Lótus de Caçapava do Sul

Bruno Emilio de Moraes, Técnico em Assuntos Educacionais da UNIPAMPA

Gabriel dos Santos Kehler, Docente da UNIPAMPA

 

Atividade: Mesa-redonda: Acolhimento e efetivação dos direitos das mulheres vítimas de assédio.

Abertura:

Nádia Fátima dos Santos Bucco, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UNIPAMPA

Debatedoras:

Maria Guaneci Marques de Avila, Membro do Comitê Gestor da ONG feminista THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre

Luciana dos Santos Paiva, Representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RS Subsecção de Bagé

 

Atividades culturais


Estreia da Websérie “Mulheres que inspiram”
.
Apresentação do episódio de abertura e da primeira de oito entrevistas com mulheres que inspiram e podem servir de inspiração para tantas outras.
Responsável: Programa Institucional da PROEXT “Momentos UNIPAMPA ElePorElas: a educação empodera“.

Atelier de Expressões.
Espaço para desenvolvimento da criatividade e produção de arte no contexto da temática da igualdade de gênero.
Responsável: Comitê Local UNIPAMPA ElesPorElas da Reitoria.

Exposição “Corpografias: mapeando o feminino”.
As obras apresentadas tratam das cartografias do corpo feminino a partir da perspectiva de violência e de medo que afeta o cotidiano das mulheres e do olhar que aponta a força e a resiliência delicada desses corpos.
Responsável: OCA Operadores de Cultura e Arte – Bagé RS, Lilian Maus e Caroline Schmidt, curadoras da exposição, a qual integra as ações do Projeto de Extensão da UFRGS e do Grupo de Estudos “Arte e Feminismo”.

Exposição “Música: Uma Construção de Gênero”.
A reprodução da exposição problematiza a questão do machismo e da violência contra o gênero feminino na cultura popular brasileira.

Responsável: Comitê Institucional UNIPAMPA ElesPorElas e PROEXT, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPOM) do município de São Leopoldo/RS, autora da Exposição.


Apoio