Apresentação | Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero: articulação universidade, gestão pública e movimentos sociais frente à violência contra as mulheres e meninas

Apresentação

Ciente de sua responsabilidade social para com suas comunidades interna e externa, e sabedora do potencial que a Universidade tem de atingir e transformar vidas, pessoas e sociedades, a UNIPAMPA apoia os mesmos princípios que norteiam as ações da estratégia mundial da ONU Mulheres, em especial o Movimento HeForShe.

A opção política institucional da UNIPAMPA em aderir a esse Movimento demonstra o comprometimento com o problema da desigualdade de gênero, o qual requer ações de natureza essencialmente inclusivas. Contudo, para permitir a almejada inclusão, é necessário antes potencializar o processo de equilíbrio de gênero e empoderamento das mulheres e meninas por meio de atividades de sensibilização e engajamento na causa.

Através do evento em tela, a Universidade visa sensibilizar e motivar mais adultos e jovens a discutirem e repensarem seus papéis dentro da cultura machista e aderirem ao Compromisso HeForShe, já que as mudanças sociais são resultantes de processos originários de comportamentos individuais e as adesões online são utilizadas pela ONU com medidor do grau de comprometimento dos países com o Movimento Mundial HeForShe.

Neste sentido, entende-se que a partir desta ação de sensibilização e motivação é possível construir uma rede de disseminadores de comportamentos que promovam a igualdade de gênero.  Assim sendo, pode-se afirmar que esta ação, em conjunto com todas as outras ações promovidas pelas universidades e instituições que apoiam o Movimento HeForShe, se constitui como uma mola propulsora para que se alcance uma sociedade mais justa no que diz respeito à questão de gênero.

O Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero é uma ação do Programa Institucional da PROEXT “Momentos UNIPAMPA: ElePorElas“.