APRESENTAÇÃO | I Encontro de Estudos Fronteiriços: Línguas e Literaturas na Fronteira

APRESENTAÇÃO

O I Encontro de Estudos Fronteiriços será realizado em Jaguarão, de 26 a 28 de setembro de 2018, na Universidade Federal do Pampa. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas na Fronteira, composto por docentes do curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas, o evento reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras.

O Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas na Fronteira tem procurado refletir e debater sobre o lugar que habitamos enquanto espaço geopolítico, epistemológico, educacional e simbólico.  Nós, profissionais que viemos de distintos lugares para atuar na construção de uma universidade multicampi que se estende pelas fronteiras sul do Brasil com Uruguai e Argentina, entendemos que investigar práticas culturais – de língua, de arte e de educação – desenvolvidas nessa região cultural é um modo de conhecermos e atuarmos nos imaginários simbólicos que as têm configurado historicamente.  

Assumir uma posição a partir de onde investigar, longe de nos circunscrever ao local, nos permite refletir acerca das relações desse espaço geocultural com outros da América Latina, bem como com outras localidades do mundo globalizado. As perspectivas que têm sido assumidas no âmbito do grupo evidenciam o olhar interepistêmico com que temos investigado as práticas culturais da região, bem como nosso desafio em participar produtivamente de um campo de conhecimento que vem sendo concebido como Epistemologias do Sul (Souza Santos, 2010). Nosso diálogo horizontal com saberes múltiplos internos e externos ao nosso espaço geocultural pode ser acompanhado em publicações realizadas em diferentes eventos científicos, bem como nos dois livros que publicamos: Fronteiras, conceitos e práticas em contato (2014); Memórias e Perspectivas – 10 anos do curso de letras (2017).  

Neste ano de 2018, buscando ampliar nossa interlocução com investigadores de diferentes universidades, professores e ativistas culturais dedicados ao estudo de fronteiras, promovemos o I Encontro de Estudos Fronteiriços: Línguas e Literaturas na Fronteira. O evento ocorrerá nos dias 26 a 28 de setembro na Universidade Federal do Pampa, cidade de Jaguarão. Parafraseando texto de Aldyr Garcia Schlee, escritor que é simbólico para este Grupo de Pesquisa, convidamos a todos que venham à Jaguarão também porque é um modo de experimentar estar no exterior sem sair do interior, um dos privilégios dos que habitam fronteiras geoculturais.