LINHAS TEMÁTICAS | I Encontro de Estudos Fronteiriços: Línguas e Literaturas na Fronteira

LINHAS TEMÁTICAS

1. Estudos linguísticos:
Objetivos: Descrever e analisar, em diferentes níveis (fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico), o português e o espanhol em região de fronteira, bem como os processos de aquisição, variação e mudanças linguísticas.
Palavras-chave: Linguística. Aquisição. Variação. Mudanças.

2. Gênero e discurso:
Objetivos: Estudar gêneros textuais/discursivos e sua interface com diferentes teorias da Análise do Discurso, assim como investigar as formas de organização interna dos processos textuais/discursivos e o seu funcionamento na vida social.
Palavras-chave: Gêneros. Textos. Discurso.

3. Linguagem e docência:
Objetivos: Propiciar a reflexão teórica, a análise crítica e a criação de diferentes abordagens metodológicas para o ensino de línguas e literaturas. As investigações compreendem a criação de materiais didáticos e paradidáticos, estratégias de desenvolvimento de multiletramentos, questões identitárias, bem como as relações entre ensino e interculturalidade na região de fronteira.
Palavras-chave: Ensino. Metodologias. Multiletramentos. Identidades.

4. Literatura, tradução e crítica de fronteiras:
Objetivos: Refletir sobre as literaturas orais e escritas produzidas nas Américas e sobre as literaturas lusófonas que abarcam Portugal, Brasil e parte da África, bem como investigar categorias e propostas do pensamento crítico colonial, pós-colonial e decolonial em suas relações com o imaginário crítico desenvolvido em outras regiões do globo.
Palavras-chave: Pensamento crítico. Imaginário. Colonial. Pós-colonial. Decolonial.

As línguas do evento são português, espanhol e LIBRAS