Histórico do Grupo de Pesquisa

Breve histórico do Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa sobre “A formação de professores para o Mercosul/Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela): princípios, objetivos, modalidades. Perspectivas de uma formação básica, geral, comum”, teve o seu nascedouro no Primeiro Encontro Internacional de Educação do Mercosul, realizado em 1992 pela Associação de Supervisores Educacionais do Rio Grande do Sul (ASSERS) em Bagé. Deste encontro surgiu o não conformismo dos educadores com o Tratado de Assunção, assinado em março de 1991, no Paraguai, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e se comprometeu a trabalhar pela unidade desses povos, já desejada por Simón Bolívar, de uma América Latina integrada e unida.

Formou-se então, em agosto de 1993, o Grupo de Pesquisa que passou a se preocupar com a formação de professores no Mercosul/Cone Sul. Este Grupo fixou sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mais especificamente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenado pelo professor Dr. Augusto Nibaldo Silva Triviños do citado Programa e integrado por cerca de quarenta pesquisadores da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. A existência do Grupo teve singular apoio dos organismos encarregados de desenvolver a pesquisa na Universidade Federal e em níveis Estadual e da União.

Entre os objetivos do Grupo destacamos a busca incessante de se estudar e pesquisar a formação de professores para o Mercosul/Cone Sul, tanto em sua evolução histórica quanto em seu momento atual, ampliando para o contexto da América Latina, bem como a ideia de que é na escola que ocorrem e/ou se estimulam, na atualidade, os elementos básicos dos processos educativos que se manifestam em qualquer tipo de comunidade civilizada e/ou para se viver nas sociedades do século XXI. E nela, sem dúvida alguma, o professor exerce uma liderança e uma influência indiscutível.

Este Grupo entende igualmente que, da mesma forma como o mundo está se organizando em blocos econômicos para sobreviver, nós educadores, precisamos postular para que esta integração se faça presente em todos os campos das relações humanas, em especial no campo educacional e cultural, para que nos integremos material e espiritualmente a partir dos valores e dos princípios próprios dos povos que vivem na América Latina. Nós, professores, estamos conscientes desta necessidade na formação das gerações jovens, na perspectiva de um mundo justo e eticamente comprometido.

Todas as pesquisas que os membros do Grupo brasileiro levaram adiante, e levaram a bom termo, desde o seu início, estavam relacionadas direta ou indiretamente com a formação de professores nos países do Mercosul/Cone Sul.

Os intercâmbios anuais com os colegas pesquisadores dos países integrantes do Grupo, por meio da realização de Seminários Internacionais, tornam-se vitais para a manutenção e sustentação de nossas práticas educativas e de pesquisa. De sorte que vamos a cada seminário anual, realizado nos diferentes países, no sistema de rodízios, com um desejo grande de encontrar e ouvir a todos, de discutir a caminhada de cada Grupo e das condições de cada país, mesmo que para isso, às vezes, sejam necessários esforços físicos, sem dúvida alguma cansativos, mas a mente continua assim mesmo, aberta ao diálogo, à partilha, à descoberta e ao diferente.

A história realizada pelo Grupo, e vivenciada pelos pesquisadores, destacando-se no cenário do Mercosul/Cone Sul, na articulação dos seminários e das pesquisas na formação de professores, na publicação de artigos nas mais diferentes revistas educacionais do Brasil, permite-nos propor e operacionalizar mais esta atividade de pesquisa. O Grupo se propõe a caracterizar, na teoria e na prática, o processo histórico, socioeconômico e educacional que singularizam, em suas semelhanças e diferenças, os países da América Latina.