Eixos Temáticos

Eixos Temáticos:

EIXO 1: Ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática 

O eixo Ensino e Aprendizagem na e da Educação Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas à/às/aos: práticas docentes; didática; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação; desafios contemporâneos e inovações no ensino e aprendizagem da matemática.

 

 

EIXO 2: Formação de professores que ensinam Matemática

O eixo Formação de professores que ensinam Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial, entre outros), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação; prática como componente curricular; estágio supervisionado; formação específica e formação didático-pedagógica; políticas públicas de formação; PIBID; Residência Pedagógica; PNAIC; práticas formativas e profissionais.

 

EIXO 3: Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática 

O eixo Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática contempla trabalhos, que abordem a Cultura e a Etnomatemática em programas e projetos como procedimentos de ensino e de aprendizagem; a História da Educação Matemática com estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática; a História na Educação Matemática: estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante; a História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.

 

 EIXO 4: Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância 

O eixo Educação Matemática contempla trabalhos que abordam as Tecnologias Digitais e Educação a Distância inclui pesquisas a respeito do uso de softwares utilizados nos processos de ensinar e aprender matemáticas, processos formativos envolvendo tecnologias digitais, metodologias para o ensino de matemática com tecnologias digitais, educação a distância no âmbito da  Educação Matemática; redes colaborativas e inovações na educação matemática, destacando práticas bem-sucedidas de educação a distância.

 

EIXO 5: Resolução de Problemas,  Modelagem Matemática , Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática

O eixo Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática contempla estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula, tendo como aportes o uso destas tendências. Para tanto, esperam-se debates no âmbito da Educação Matemática que as relacionem com a formação docente inicial ou continuada, práticas pedagógicas de ensino e/ou processos de aprendizagem, problematizando diferentes níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.

 

EIXO 6: Educação Matemática e Inclusão 

Incluem-se no eixo Educação Matemática e Inclusão estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas às reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente à diversidade e as diferentes especificidades educacionais e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.

 

EIXO 7: Matemática Aplicada e Interdisciplinaridade

Neste eixo se incluem trabalhos que enfocam  o uso da matemática em contextos interdisciplinares, destacando sua aplicação em outras áreas do conhecimento, como Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Serão consideradas pesquisas e práticas que promovam a interconexão entre a matemática e outras disciplinas, incentivando uma abordagem integrada e contextualizada do ensino.

 

EIXO 8: Inovações Tecnológicas na Educação Matemática

Este eixo aceitará trabalhos que destacam as inovações tecnológicas voltadas ao ensino e a aprendizagem da matemática. Serão exploradas ferramentas como plataformas de aprendizagem online, realidade virtual e aumentada,  inteligência artificial e como essas tecnologias estão sendo aplicadas. Além disso, este eixo aborda os desafios emergentes na educação devido à era digital. Serão discutidas questões como letramento  digital, equidade e acesso à educação digital e a importância do pensamento computacional na resolução de problemas.

 

EIXO 9: Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável

Neste eixo serão aceitos trabalhos que exploram como a educação matemática pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, abordando questões como numeracia ambiental, resolução de problemas relacionados à sustentabilidade, modelagem matemática de fenômenos ambientais e sociais e promoção de valores e atitudes sustentáveis por meio do ensino de matemática.

 

EIXO 10: Explorando Redes Colaborativas na Educação Matemática

O eixo Explorando Redes Colaborativas na Educação Matemática visa explorar a importância da colaboração entre educadores matemáticos, escolas e instituições de ensino. Serão discutidas estratégias de compartilhamento de práticas pedagógicas, parcerias interinstitucionais e o papel de eventos e conferências na construção de redes colaborativas.