2017 | Tempos e Diálogos: entre o vivido e o por viver – Com Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro

2017

Em 2017, após vinte anos da morte de Darcy Ribeiro, entendeu-se como essencial recuperar o seu legado e as suas concepções de sociedade e educação, repletas da esperança de que homens e mulheres podem se tornar conscientes do mundo que vivem, alterando o rumo da história, em associação com a história e a produção de Anísio Teixeira, o qual pensou e concretizou o ensino em tempo integral no Brasil. Os educadores brasileiros Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro contribuíram intensamente para desenvolver nas pessoas a compreensão da necessidade da luta por uma nova realidade educacional e política para o desenvolvimento do País.

Pensando nisto, o projeto de extensão Tempos e Diálogos: entre o vivido e o por viver buscou construir um espaço sensível e reflexivo sobre a contribuição de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.

A partir de uma série de atividades relacionadas a esses educadores, diversas instituições de ensino de Bagé participaram de encontros presenciais, rodas de conversa com profissionais da educação e alunos, produção teórica ou artística e seminário. As instituições de ensino convidadas para esta edição apresentaram suas propostas alicerçadas nesses autores, relacionado com suas práxis cotidianas.

Assim, os objetivos almejados pelo projeto foram:

• compartilhar o legado desses educadores com profissionais da educação e com os alunos de Bagé das instituições envolvidas, compartilhando o conhecimento, a experiência e o aporte teórico deixado por eles;
  • incentivar a produção intelectual por parte dos profissionais da educação e a utilização em sala de aula desses conhecimentos sobre os educadores brasileiros.

Palestrantes

Cleoni Maria B. Fernandes – Linhas de pesquisa: 1. Ensino Superior e Educação de professores; 2. Práticas Pedagógicas e Formação do Educador; 3. Formação de professores, saberes e mediações; 4. Ensino e Educação de Professores; 5. Formação, Políticas e Práticas em Educação; 6. Inserção Social: trabalho, cultura e tecnologias na educação básica

Nádia Fátima dos S. Bucco -Linhas de pesquisa: 1. Educação Ambiental; 2. Ecologia Humana e Envelhecimento; 3. Biologia Molecular e Citogenética na Produção Vegetal; 4. Educação e Saúde

Alessandro Carvalho Bica – Linhas de pesquisa: 1. História da Arquitetura em Ferro da cidade de Pelotas; 2. História da Educação; 3. Políticas Públicas Educacionais; 4. História e Educação; 5. Impressos Pedagógicos; 6. Educação e Diversidade Cultural