2018 | Tempos e Diálogos: entre o vivido e o por viver – Com Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro

2018

O evento Tempos e Diálogos entre o vivido e o por viver: Por um mundo possível, pretende fortalecer os espaços dialógicos construídos de integração entre universidade e sociedade possibilitando a continuidade e ampliação de momentos de estudo, pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade da educação Brasileira, integrando contributos epistemológicos imprescindíveis para a construção de uma ética universal. Tendo como objetivos:

• Construir um espaço crítico e dialógico entre a universidade e a sociedade, envolvendo docentes, discentes e comunidade em geral imbuídos do compromisso de refletir uma educação comprometida com a construção de um mundo possível, mais justo e humanizado.
  • Apoiar e incentivar a partilha e criação de grupos de estudo e práticas educativas promotoras da educação para todos ancorada na inclusão social, respeito aos direitos humanos, à justiça social, à diversidade, igualdade de gênero e à sustentabilidade ambiental.

O evento desenvolvido neste ano, além de estudos específicos de teóricos brasileiros, terá a participação de docentes nacionais e internacionais que agregarão conceitos epistemológicos centrados no compromisso com um mundo possível alicerçado em uma ética universal e responsabilidade social. Além disso, como atividades posteriores ao evento, durante o ano, serão organizados momentos de estudo, palestras e apresentação de ações realizadas nacionais e internacionalmente.

Palestrantes

Carmem Lúcia Lascano – Linhas de pesquisa: 1. Formação de professores, currículo e prática pedagógica; 2. Educação e comunicação

“(In)disciplina na Escola: Alternativas baseada em Análise de Contexto”

Cleoni Maria B. Fernandes – Linhas de pesquisa: 1. Ensino Superior e Educação de professores; 2. Práticas Pedagógicas e Formação do Educador; 3. Formação de professores, saberes e mediações; 4. Ensino e Educação de Professores; 5. Formação, Políticas e Práticas em Educação; 6. Inserção Social: trabalho, cultura e tecnologias na educação básica

“Diálogos em tempo de outra educação possível”

Anabela M.ª R. F. G. Natividade

“Partilha de experiência em um infantário na Finlândia: bases para construir uma sociedade mais humanizada.”

Nádia Fátima dos S. Bucco -Linhas de pesquisa: 1. Educação Ambiental; 2. Ecologia Humana e Envelhecimento; 3. Biologia Molecular e Citogenética na Produção Vegetal; 4. Educação e Saúde

Alessandro Carvalho Bica – Linhas de pesquisa: 1. História da Arquitetura em Ferro da cidade de Pelotas; 2. História da Educação; 3. Políticas Públicas Educacionais; 4. História e Educação; 5. Impressos Pedagógicos; 6. Educação e Diversidade Cultural

Nossos apoiadores: