Em 2017, após vinte anos da morte de Darcy Ribeiro, entendeu-se como essencial recuperar o seu legado e as suas concepções de sociedade e educação, repletas da esperança de que homens e mulheres podem se tornar conscientes do mundo que vivem, alterando o rumo da história, em associação com a história e a produção de Anísio Teixeira, o qual pensou e concretizou o ensino em tempo integral no Brasil. Os educadores brasileiros Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro contribuíram intensamente para desenvolver nas pessoas a compreensão da necessidade da luta por uma nova realidade educacional e política para o desenvolvimento do País.
Pensando nisto, o projeto de extensão Tempos e Diálogos: entre o vivido e o por viver buscou construir um espaço sensível e reflexivo sobre a contribuição de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.
A partir de uma série de atividades relacionadas a esses educadores, diversas instituições de ensino de Bagé participaram de encontros presenciais, rodas de conversa com profissionais da educação e alunos, produção teórica ou artística e seminário. As instituições de ensino convidadas para esta edição apresentaram suas propostas alicerçadas nesses autores, relacionado com suas práxis cotidianas.
Assim, os objetivos almejados pelo projeto foram:
- compartilhar o legado desses educadores com profissionais da educação e com os alunos de Bagé das instituições envolvidas, compartilhando o conhecimento, a experiência e o aporte teórico deixado por eles;
- incentivar a produção intelectual por parte dos profissionais da educação e a utilização em sala de aula desses conhecimentos sobre os educadores brasileiros.
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