Histórico

Os programas de pós-graduação (PPGs) da Unipampa são jovens, mas têm desenvolvido um trabalho de destaque nas suas áreas, gerado impacto significativo, especialmente na região na qual estão inseridos. Os PPGs possuem papel fundamental na capacitação de jovens pesquisadoras(es), de profissionais que já estão no mercado de trabalho, bem como na formação inicial e continuada de docentes de instituições públicas e privadas da região. Até pouco tempo atrás, a fronteira oeste do RS era considerada pela CAPES como pertencente às “áreas cinzas” da pós-graduação brasileira, devido ao reduzido número de PPGs nesta região. Estamos inseridas(os) numa região distante dos grandes centros e longe dos maiores institutos de pesquisa brasileiros.

Após anos desenvolvendo eventos a partir de iniciativas individuais de grupos de pesquisa e também de PPGs, identificamos inúmeros temas de interesse comum e foi natural idealizarmos um evento integrado que atendesse às nossas necessidades e aspirações comuns. Assim decidimos, desde 2017, realizar um Simpósio Integrado trazendo pesquisadores de relevância e inserção nacional e internacional que pudessem contribuir para a formação de nossos alunos e para o crescimento dos PPGs. Adicionalmente, desde 2018, temos realizado o Simpósio Integrado dos PPGs em conjunto com o Simpósio Gaúcho de Inovação em Saúde (evento bianual).

E no atual contexto, embora estejamos conseguindo desenvolver Ciência em alto nível em Uruguaiana/RS, é essencial desenvolvermos estratégias para consolidação e crescimento dos nossos PPGs, e de integração e contato com outras(os) pesquisadoras(es), entre as diferentes áreas e com a comunidade em geral.

Desta forma são fundamentais estes momentos de encontro da comunidade acadêmica com a comunidade em geral para discutirmos os desafios regionais, os desafios das áreas de nossos PPGs (Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Ciência Animal, Ciências Fisiológicas e Educação em Ciências), bem como estimular a inovação e o empreendedorismo.