Histórico | Simpósio Integrado dos PPGs de Uruguaiana

Histórico

Os programas de pós-graduação (PPGs) da Unipampa são jovens, mas têm desenvolvido um trabalho de destaque nas suas áreas, gerado impacto significativo, especialmente na região na qual estão inseridos. Os PPGs possuem papel fundamental na capacitação de jovens pesquisadoras(es), de profissionais que já estão no mercado de trabalho, bem como na formação inicial e continuada de docentes de instituições públicas e privadas da região. Até pouco tempo atrás, a fronteira oeste do RS era considerada pela CAPES como pertencente às “áreas cinzas” da pós-graduação brasileira, devido ao reduzido número de PPGs nesta região. Estamos inseridas(os) numa região distante dos grandes centros e longe dos maiores institutos de pesquisa brasileiros.

Após anos desenvolvendo eventos a partir de iniciativas individuais de grupos de pesquisa e também de PPGs, identificamos inúmeros temas de interesse comum e foi natural idealizarmos um evento integrado que atendesse às nossas necessidades e aspirações comuns. Assim decidimos, desde 2017, realizar um Simpósio Integrado trazendo pesquisadores de relevância e inserção nacional e internacional que pudessem contribuir para a formação de nossos alunos e para o crescimento dos PPGs. Adicionalmente, desde 2018, realizamos o Simpósio Integrado dos PPGs em conjunto com o Simpósio Gaúcho de Inovação em Saúde (evento bianual).

Considerando as mudanças recentes apontadas gradativamente pela CAPES em relação à avaliação dos PPGs, a 3ª edição do Simpósio privilegiou espaços para melhor entendimento dos processos avaliativos nas diferentes áreas, bem como da nova classificação dos periódicos e livros, e o planejamento estratégico do crescimento e consolidação dos nossos PPGs. Temas atuais como gênero e academia, rumos da PG brasileira, PG e atual cenário profissional, planejamento estratégico dos PPGs, novas diretrizes de avaliação dos PPGs brasileiros, e tópicos específicos de pesquisas de destaque internacional e que relacionam-se com as vocações de pesquisa do grupo organizador também compuseram a programação proposta.

Em função da pandemia de COVID-19, em 2020 realizou-se a 4ª. Edição do nosso simpósio remotamente, sendo as palestras e oficinas transmitidas ao vivo pela plataforma Youtube no canal criado para o simpósio (https://www.youtube.com/channel/UC1M-O2Nyovj4KgOnZUcfiPA/featured). Desta maneira, foi possível realizar oficinas, apresentações de trabalhos em salas virtuais, discussões no chat ao vivo e ampliar o alcance das atividades do PPG através de plataformas de streaming. A 5a. edição, por exemplo, reuniu mais de 480 participantes e 110 trabalhos foram submetidos. Em 2022, o evento retornou ao formato presencial sob a temática “A ciência no período pós-pandemia”, contando com 200 inscritos e 128 trabalhos apresentados.

No atual contexto, nossos PPGs vêm produzindo Ciência em alto nível em Uruguaiana/RS e vários programas subiram de conceito na CAPES. Entretanto, é essencial desenvolvermos estratégias para consolidação e crescimento dos nossos PPGs, e de integração e contato com outras(os) pesquisadoras(es), entre as diferentes áreas e com a comunidade em geral.

Desta forma são fundamentais estes momentos de encontro da comunidade acadêmica com a comunidade em geral para discutirmos os desafios regionais, os desafios das áreas de nossos PPGs (Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Ciência Animal, Ciências Fisiológicas e Educação em Ciências), bem como estimular a inovação e o empreendedorismo.