Apresentação | Simpósio Integrado dos PPGs de Uruguaiana

Apresentação

O SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs DA UNIPAMPA URUGUAIANA é uma iniciativa dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal do Pampa — Campus Uruguaiana, que visa criar um espaço para o debate e para a apresentação dos projetos dos grupos de pesquisas vinculados à universidade.

Em sua 8ª edição terá como temática: Desafios da ciência interdisciplinar e aberta

Os programas de pós-graduação que organizam essa edição são:

Inicialmente o evento foi criado para um público acadêmico, especificamente para os grupos de pesquisa vinculados aos PPGs envolvidos na organização do evento. Também fazem parte do público-alvo os alunos de graduação, profissionais da região graduados em áreas afins aos PPGs e potenciais candidatos à pós-graduação.

Neste contexto, o crescimento do evento nos proporcionou novos olhares e até a quebra de nossos paradigmas. Aquele evento que iniciou de maneira caseira e despretensiosa, cresceu e foi além da divulgação interna de nossas pesquisas e a partilha de conhecimento entre os PPGs da UNIPAMPA — Campus Uruguaiana. Passamos da divulgação da pesquisa para a transversalidade de nossos temas devido ao altíssimo nível das temáticas abordadas e naturalmente aquilo que era muito simples “transbordou” e se estendeu atingindo a comunidade.

Neste simpósio, trataremos do panorama dos programas de pós-graduação frente a necessidade de interdisciplinaridade e transparência em pesquisa. 

Também ofertaremos workshops para que os discentes possam aprofundar conhecimentos específicos. Os participantes terão a oportunidade de apresentar propostas, assistir e debater com convidadas(os) oriundos do meio acadêmico.

O evento tem como público alvo os estudantes de pós-graduação e iniciação científica engajados com atividades de pesquisa científica.