2024 – Grupos de Trabalho (GT’s) | Seminário de Pós-Graduação do PPG em Políticas Públicas da Unipampa

2024 – Grupos de Trabalho (GT’s)

Confira os grupos de trabalho do II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Os links dos GT’s serão enviados para o e-mail dos autores. 

Data Grupo de trabalho Horário  Ementa
27/03/2024  

GT 1 – Políticas Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.

16h – 19h O Grupo de Trabalho que trata das Políticas Ambientais e Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo a apresentação de trabalhos que abordem um estudo abrangente e aprofundado sobre as estratégias de preservação ambiental e de práticas para o desenvolvimento sustentável. Os temas de debates que serão analisados pelo GT deverão contemplar as políticas governamentais, as diretrizes empresariais e as iniciativas comunitárias, visando identificar sinergias entre a conservação ambiental e o progresso socioeconômico, abordando questões como a mitigação das mudanças climáticas, a gestão de recursos naturais e a promoção de modelos econômicos ecoeficientes.

 

27/03/2024  

GT 2 – Relações internacionais, Integração regional e dinâmicas sociais fronteiriças.

16h – 19h O devido GT objetiva instigar as discussões do campos das relações Internacionais, política internacional, paradiplomacia, integração regional fronteiriça e sulamericana e suas dinâmicas sociais, culturais,  econâomicas e políticas da fronteira.
27/03/2024  

GT 3 – Políticas públicas educacionais.

16h – 19h Análise e avaliação de políticas educacionais que possibilitem o fortalecimento do fazer pedagógico a partir dos investimentos do Estado em âmbito Federal, Estadual e Municipal, bem como, análise e compreensão das mudanças culturais científicas e tecnológicas e os seus efeitos na aprendizagem e em toda a rede de apoio do processo educacional.

 

27/03/2024  

GT 4 – Políticas de gênero, violência contra a mulher e sexualidade.

16h – 19h

Os estudos sobre políticas de gênero, violência contra a mulher e sexualidade, colocam sob análise os modos pelos quais são construídas socialmente e suas intersecções com os marcadores da diferença na produção de desigualdades. Esse GT procura unir práticas e conhecimentos produzidos nas Universidades, nas escolas, nos órgãos públicos, nas organizações não governamentais e nos movimentos sociais, sendo um espaço privilegiado de trocas e de formação continuada para diferentes profissionais por meio de sua participação nas discussões promovidas por intelectuais, especialistas e pesquisadores/as reconhecidos/as no campo de estudos de gênero e visa fortalecer esse crescente campo de estudos, buscando trabalhos que, dentre outras abordagens tragam: 1) discussões teórico-analíticas sobre o conceito de Políticas de gênero, violência contra a mulher e sexualidade e seus efeitos nas pesquisas e ativismos políticos; 2) atuação dos movimentos sociais na reivindicação de direitos e na construção de políticas públicas; 3) situações de violências (física, sexual, psicológica, moral,  política etc.); e 4) abordagens de enfrentamento às desigualdades sociais. Estimulamos perspectivas decoloniais e interseccionais de estudos sobre Políticas de gênero, violência contra a mulher e sexualidade que abordem as diferentes dimensões dos marcadores sociais de raça/etnia, gênero, classe, geração, entre outros. Por meio da produção de dados e reflexões sobre o tema, temos por expectativa a possibilidade de subsidiar a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas, de modo a contribuir para a melhoria da resposta da sociedade e do Estado no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, considerando-se os três pilares: prevenção, punição e restituição de direitos.

 

27/03/2024  

GT 5 – Políticas culturais, patrimônio, turismo e arqueologia missioneira e fronteiriça.

16h – 19h O Grupo de trabalho objetiva refletir sobre as políticas culturais, patrimônio histórico e cultural, políticas de turismo e políticas arqueológicas na Região Histórica das Missões e territórios fronteiriços latinoamericanos.
27/03/2024  

GT 6 – Políticas públicas e Indústria criativa.

16:30h – 19h O devido GT objetiva discutir as políticas públicas de indústria criativa no Brasil e América Latina,  e suas relações com a economica criativa, analisando consumo (publicidade e marketing, arquitetura, design, moda), Cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música e artes cênicas), Mídias (editorial, audiovisual) e Tecnologia (P&D, TIC, biotecnologia).
27/03/2024  

GT 7 – Planejamento governamental, orçamento público e Desenvolvimento local/ regional.

16h – 19h Este grupo de trabalho tem por objetivo promover o debate na dimensão das políticas públicas em relação a importância e contribuições do planejamento governamental e orçamento público no desenvolvimento socioeconômico referente ao âmbito local e regional.

 

27/03/2024  

GT 8 – Produção Técnica e Tecnológica (PTT’s) em
Políticas Públicas.

16h – 19h O Grupo de Trabalho de Produção Técnica e Tecnológica em Políticas Públicas tem como foco a análise e a aplicação de PTT’s que tenham como objetivo a promoção de um ambiente que incorpore as soluções técnicas e as tecnológicas adaptáveis às necessidades sociais, econômicas e ambientais, visando à melhoria contínua das políticas públicas. e que promovam a otimização na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Os temas deverão ter uma abordagem de métodos inovadores de pesquisa e desenvolvimento, buscando explorar as tecnologias emergentes e ferramentas que visam aprimorar a eficácia das políticas governamentais.

 

28/03/2024  

GT 9 – Análise e Avaliação de Políticas Públicas: teorias, metodologias e estudos de caso

14h – 18h O tema desse grupo tem o propósito de socializar e compartilhar conhecimentos sobre estudos das causas, consequências e impactos das políticas públicas formuladas pelo Estado para a sociedade, através de teorias, metodologias e estudos de caso.

 

28/03/2024  

GT 10 – Políticas públicas e relações étnico-raciais.

14h – 18h Investigação de como ideia de raça transmutou na travessia do atlântico a partir do século XVI dando origem às principais teorias raciais do século XIX. O racismo como elemento estruturante da economia colonial e seus impactos na educação. Os movimentos anti-colonistas e antirracistas na educação. Análise dos conceitos de diferença, diversidade e desigualdade, neste mesmo intuito as definições de colonialidade e interculturalidade. Origem e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e da Lei 11645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico Raciais. Portanto, os trabalhos devem compor avaliações de programas, projetos e diretrizes que abarquem políticas públicas e a temática em estudo. Portanto, o GT “Relações étnico-raciais”, dispõe-se a debater investigações fruto de trabalhos científicos, alicerçados em avaliações acerca de políticas públicas.

 

28/03/2024  

GT 11 – Políticas Públicas de saúde.

14h – 18h O GT de Políticas Públicas de Saúde tem como objetivo estimular a reflexão sobre a política pública de saúde, seus aspectos relevantes, suas conjunturas e interfaces, no intuito de contribuir com o aprimoramento da pesquisa, com discussões construtivas em prol da saúde pública.

 

28/03/2024  

GT 12 – Políticas Sociais e Proteção social nos territórios de fronteira.

14h – 18h O GT, tem como objetivos reunir pesquisas e estimular o intercâmbio entre pesquisadores/as que tenham como foco as Políticas Públicas Sociais e Proteção Social nos Territórios de Fronteiras. O Grupo pretende contemplar diferentes abordagens teóricas e metodológicas, fortalecendo a produção científica sobre a condição das políticas públicas sociais e proteção social no âmbito municipal, estadual e federal. Espera-se que os trabalhos analisem e/ou avaliem processos vividos em diferentes esferas da proteção social nos territórios de fronteira.

 

28/03/2024  

GT 13 – Comunicação, inovação e Design para as Políticas Públicas.

14h – 18h O GT objetiva discutir as relações dos processos comunicacionais para as políticas públicas, assim como instigar o debate sobre a importãncia da inovação no processos sociopolíticos, onde o design para as políticas públicas surge como uma metodologia inovadora no campo de públicas.
28/03/2024  

GT 14 – Governança, redes institucionais e descentralização de políticas públicas.

14h – 18h Tal GT objetiva discutir pesquisas e estudos técnicos sobre a gobernança público-territorial, seus atores, instituições, redes institucionais, escalas de poder, e os processo de descentralização nas políticas públicas nacionais, regionais e locais.
28/03/2024  

GT 15 – Políticas de Segurança Pública

14h – 18h Este Grupo de Trabalho visa compartilhar informações de pesquisas sobre segurança pública, abordando, preferencialmente: estudos em defesa social e segurança pública; política criminal e os movimento de defesa social; o funcionamento constitucional da segurança pública; os avanços institucionais da segurança pública no Brasil; a política e os planos nacionais de segurança pública; o papel dos municípios na segurança pública; as políticas públicas para redução da violência; a política de drogas; a prevenção do crime, segurança e policiamento comunitário; análise e/ou avaliação de planos nacionais, estaduais e municipais de segurança pública; mudanças de paradigmas teóricos das ideias de defesa social e segurança pública; estudos sobre milícia, forças armadas (exército, marinha, aeronáutica), guarda nacional, polícias, dentre outras forças estatais e não estatais; A repressão como discurso jurídico e seus reflexos na organização das instituições policiais, em perspectiva comparada; diferenças e semelhanças entre as noções de tortura como instrumento de violência e como mecanismo de construção de verdade judiciária; a presença das mídias digitais, tecnologias computacionais e inteligências artificiais em na segurança pública; abordagens sobre aparatos de vigilância, performatividades algorítmica, controle social e, os usos estratégicos e de resistência que atores individuais e coletivos fazem dessas ferramentas tecnológicas. Estimulamos perspectivas interseccionais e decoloniais de estudos sobre segurança pública que abordem dimensões de gênero, raça e classe.