O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Águas Subterrâneas (NEAS)

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Águas Subterrâneas (NEAS) sediado pelo campus Caçapava do Sul foi pensado no intuito de propiciar um espaço para discussão entre pesquisadores de diversas instituições, com a finalidade de discutir, pesquisar, dar visibilidade e, quando solicitado, prestar apoio técnico à Câmara Técnica de Águas Subterrâneas da SEMA/RS, no que tange à temática de águas subterrâneas.

Dessa forma, o NEAS/UNIPAMPA tem como objetivos:
a) Realizar atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, voltadas às temáticas de recursos hídricos subterrâneos, contribuindo com a efetivação do seu uso consciente.
b) Promover debates na comunidade acadêmica e junto à sociedade civil sobre os recursos hídricos subterrâneos, disseminando o conhecimento.
c) Contribuir para o aprofundamento teórico-metodológico do ensino sobre águas subterrâneas, promovendo projetos de pesquisa, ensino e extensão que envolvam docentes, técnicos administrativos em educação (TAE), discentes de graduação e pós-graduação e membros de outras instituições de ensino, bem como entidades vinculadas ao tema.
d) Dar suporte material e técnico aos acadêmicos e demais profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão, a fim de contribuir para a visibilidade e o reconhecimento das temáticas desenvolvidas pelo Núcleo.
e) Dar suporte aos projetos de ensino, pesquisa e extensão de docentes e TAE que compõem a equipe do NEAS, ou através de parcerias com outros núcleos, laboratórios e instituições, dentro e fora da UNIPAMPA, interessados em desenvolver projetos que façam uso de material referente às temáticas propostas pelo Núcleo para a difusão e produção dos conhecimentos.
f) Subsidiar políticas públicas de promoção do uso racional da água subterrânea, como forma de contribuir para a problematização da regularização de poços no estado do RS.
g) Promover parcerias nacionais e internacionais relacionadas com o tema água subterrânea.

Tem como objetivos específicos:
Realizar discussões e pesquisas sobre temas relacionados a águas subterrâneas, bem como publicar resultados obtidos pelo grupo.
Envolver profissionais de universidades e outras instituições situadas no RS para discussões, trocas de ideias e construção do conhecimento no âmbito do uso das águas subterrâneas.
Apoiar com estudos técnicos as decisões da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas-CTAS (DRHS/SEMA).
Envolver discentes dos cursos de Geologia das universidades situadas no RS em temas práticos relacionados a especialidade hidrogeologia.

Sua criação está tramitando pelo processo SEI/UNIPAMPA n° 23100.019367/2021-15, no entanto, barrando em questão burocrática, que implica na necessidade de possuir chefia com gratificação, o mesmo ainda não foi oficialmente criado.

A coordenação pró-tempore tem se engajado para manter as atividades do núcleo até encontrar uma forma de resolução da burocracia.

Coordenador:

Geól. Esp. Sérgio Cardoso