Histórico

O Seminário de Águas Subterrâneas – CTAS& NEAS ocorre desde 2021. Esse seminário surgiu da necessidade da CTAS divulgar suas atividades, trocar experiências e construir coletivamente políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos subterrâneos.

A Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS) tem por objetivo assessorar tecnicamente o Conselho de Recursos Hídricos (CRH), elaborando pareceres, minutas de resolução e proposições em relação a assuntos demandados pelo CRH. Auxilia na construção das políticas públicas do estado.

O  Núcleo de Estudos e Pesquisa em Água Subterrânea (NEAS), sediado pelo campus Caçapava do Sul, nasceu no 1° seminário de águas subterrâneas, pela observação dos participantes sobre a necessidade de existir um espaço integrador entre as diversas instituições e pesquisadores para potencializar pesquisas sobre águas subterrâneas.

A primeira edição do seminário teve por tema: a água subterrânea no Rio Grande do Sul, trazendo palestras para disseminação do conhecimento.

A segunda edição, em consonância com a campanha lançada pela UNESCO no dia 22 de março de 2022, dia Internacional da Água, “Água Subterrânea: tornando visível o invisível”, buscou dar visibilidade às águas subterrâneas, trazendo discussões de temas como: pagamento por serviços ambientais, recursos hídricos e mudanças climáticas, Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS), vulnerabilidade de aquíferos, entre outros.

Nesta terceira edição, preocupados com as alterações na política de saneamento, propomos o tema: água subterrânea na política de saneamento, buscando-se discutir as interfaces que podem influenciar no recurso subterrâneo.