Concurso de Soluções Tecnológicas | Congresso Brasileiro de Agroinformática 2021

Concurso de Soluções Tecnológicas

Estão abertas, até  07/09/2021 (NOVA DATA!), as submissões para o Concurso de Soluções de AgroTIC, evento que integra o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, cujo tema principal é “INOVAÇÃO DIGITAL E OS BIOMAS: INTEGRANDO A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA À CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”. O objetivo deste evento é incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras com potencial de contribuir para resolver problemas reais enfrentados por diferentes setores da agropecuária no Brasil e demais países da América do Sul. Em particular, busca identificar e dar destaque à produção tecnológica de estudantes, pesquisadores e profissionais, de modo a colaborar para que suas ideias inovadoras se tornem negócios e que solucionem problemas da sociedade.

A participação é individual ou em equipes com, no máximo, cinco integrantes. As equipes podem ser formadas por estudantes de qualquer nível de ensino, professores e/ou profissionais. O requisito é a solução proposta ter sido desenvolvida – total ou parcialmente – em decorrência de algum trabalho acadêmico no âmbito de um projeto de pesquisa ou trabalho de conclusão de curso vinculado a uma instituição de ensino e/ou pesquisa. As propostas submetidas devem descrever uma solução tecnológica, contendo: 

  • Artigo curto (short paper) de duas a quatro páginas que apresente tecnicamente a solução de AgroTIC, contendo a delimitação do problema, sua justificativa, o impacto (econômico/social/ambiental/etc.) esperado da solução, o público-alvo, os métodos e técnicas empregados e o referencial bibliográfico pertinente.
  • Um vídeo com até três minutos (180 segundos) de duração, identificando os autores e a instituição de origem, mostrando claramente o contexto de aplicação, o funcionamento e a operação da solução. 

As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação, em uma primeira etapa classificatória. O Comitê de Avaliação será composto por representantes da Sociedade Brasileira de Agroinformática, pesquisadores de Ciências Agrárias e de Computação Aplicada, representantes das instituições parceiras do evento especialistas em Inovação e investidores nas áreas TIC, além de profissionais de mercado e negócios ligados às áreas do concurso. Os critérios utilizados para classificação serão: (i) a aderência ao tema do evento, (ii) a relevância do problema que a solução propõe resolver, (iii) a qualidade do projeto e (iv) o nível de maturidade conforme a escala Technology Readiness Level (TRL).

O artigo curto deve ser submetido em PDF, até a data limite, por meio do link https://cmt3.research.microsoft.com/SBIAGRO2021/ e estar no mesmo formato dos demais artigos do congresso, conforme os templates da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). No formulário de submissão deverá ser indicado o link para o vídeo produzido, o qual deve estar publicado na plataforma de compartilhamento YouTube.

As melhores soluções serão selecionadas para a Competição de Pitch, que será realizada durante o congresso, na qual as equipes (com pelo menos um membro regularmente inscrito no congresso), deverão realizar apresentações curtas, de até cinco minutos, sob avaliação de uma banca julgadora. Trabalhos de maior nível de maturidade serão convidados a participar do Conect@, evento do SBIAGRO que inclui startups e potenciais investidores. Os trabalhos selecionados apresentados durante o evento serão publicados nos anais do SBIAGRO 2021. Os três primeiros lugares receberão certificados.

Datas Importantes:

Submissão de artigos: até 11/09/2021 (ÚLTIMA PRORROGAÇÃO!)

Notificação do resultado: 11/10/2021

Versão final dos artigos + vídeo de apresentação: 24/10/2021

 

Comissão Coordenadora:

Camilo Carromeu (Embrapa Gado de Corte)

Leonardo Bidese de Pinho (Unipampa Campus Bagé)

Luciana Alvim Santos Romani (Embrapa Informática Agropecuária)

 

Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao correio eletrônico do coordenador do concurso: leonardopinho@unipampa.edu.br