Notícias | 1º Encontro de Práticas Administrativas das IES Públicas do RS

Notícias

Certificados

Os certificados estão sendo gerados pela Universidade nos próximos dias e os participantes serão informados por e-mail.


Encontro de Práticas Administrativas reúne sete instituições federais

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última semana a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o 1º Encontro Interinstitucional de Prática Administrativas das Instituições Federais de Ensino Superior (EPARS), através da Pró-reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan).

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, sete instituições participaram do evento: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)Fundação Universidade de Rio Grande (Furg)Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

“A participação das demais Instituições foi excelente. Elas entenderam o propósito e a importância do momento e tiveram um papel preponderante, tanto na organização, como na execução do 1º EPARS, pois a participação destas, através da ilustração de boas práticas, dos desafios e das dificuldades, foi enriquecedor a todos. O compartilhamento destas experiências e dos aspectos envolvidos em cada temática demonstram que há uma necessidade de unidade”, contou ele.

O pró-reitor explica que os próximos passos são articular e compartilhar todas as ações administrativas possíveis: “o sentimento de unidade e da criação de uma rede de gestão universitária entre as universidades e institutos federais deve transcender gestões, o que talvez seja o grande desafio deste trabalho que se inicia. Os debates realizados no 1º encontro demonstram que há necessidade de aperfeiçoar e aproximar as instituições”.

Foto: Fabrício Marcon/PROPLAN

Organização do 1º EPARS

No dia 08 de março de 2018, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria, aconteceu o encontro do Grupo de Trabalho responsável pela organização do 1º Encontro de Práticas Administrativas das IFES públicas do RS. Recepcionado pelo pró-reitor da PROPLAN UFSM, Frank Casado, e coordenado pelo pró-reitor da PROPLAN Unipampa, Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr., o grupo determinou os temas a serem debatidos no evento e fez a indicação do nome para a palestra sobre Governança e Gestão de riscos.
Participaram deste momento pró-reitores de Administração e Planejamento, além de servidores que atuam nas áreas, representando a Unipampa, a UFSM, a UFCSPA, a UFRGS, a FURG, o IFSul e o IFFar.
O evento deverá ter periodicidade regular e objetiva a criação de uma rede compartilhada de gestão entre as IFES, a fim de que  se encontre a eficiência na utilização de recursos por meio da integração estratégica.