Convidadas e convidados

Breves biografias de nossos/as convidados/as

 

Profª Alejandra Castiglioni (Argentina)

Formação profissional:

Professora de Educação Pré-escolar. Graduada em Relações Públicas. Especialista em Gestão Políticas Culturais e Culturais e Mestre em Sociologia da Cultura e Análise Cultural pelo Instituto Superior de Altos Estudos Sociais da Universidade Nacional de San Martín. Bailarina.

Atividade atual:

Pesquisa no campo da educação intercultural crítica desde a primeira infância articulando a perspectiva da Sociologia da Cultura, da Antropologia do Corpo, da Educação Infantil e Artes.

Idealizadora e coordenadora do espaço regional interdisciplinar Interculturalidade e infância dedicado à educação intercultural crítica contemporânea para a infância. Site: https://interculturalidadeinfancias.com.ar/

Membro do Conselho de Administração da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar Argentina

Professora do Diploma “Educação Infantil” e titular do Seminário “Infâncias, cultura e subjetividades” da Universidade Nacional Tres de Febrero.

Autora e coautora de publicações, apresentações, workshops e conferências em instâncias de formação ensino e conferências a nível nacional, regional e internacional. Colaborador editorial do Guia para abordar a diversidade sexual e a identidade de gênero nas instituições instituições educativas da Província de Buenos Aires, dezembro de 2015. Direção Geral de Cultura e Educação.

Autora de Interculturalidade e infância, humanizando a partir da educação intercultural crítica. (2024). Editora Las Cuarenta, Argentina. E-mail: alejandracastiglioni11@gmail.com


Prof. Fernando Laprovitta (Argentina)

Graduado em Ciências Sociais. Especialista em Interpretação de Patrimônio. Diploma em Antropologia Social e Política e em Conflitos Ambientais e Planejamento Participativo. Professor Titular das Cátedras de Turismo Sustentável e Meio Ambiente e Território II no curso de Turismo da Faculdade de Artes, Design e Ciências da Cultura da Universidade Nacional do Nordeste (Argentina).

Ele faz parte do Grupo de Investigación de Estudios Socioculturales do NEA nas áreas de turismo e conservação. Ele é representante técnico da Dirección de Parques y Reservas de Corrientes. Ele também trabalha como consultor em gestão de áreas naturais protegidas para organizações nacionais e internacionais. Ele ministrou seminários e workshops relacionados a projetos de desenvolvimento local baseados na conservação do patrimônio e na capacitação humana em pequenas comunidades. Ele é autor de livros relacionados ao tema da conservação e interpretação do patrimônio.

 


Prof. Isael Pinheiro (Brasil)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado sanduíche na University of the Fraser Valley, no Canadá. Integrante do Grupo de pesquisa (CNPq/UFRGS) PEABIRU: Educação ameríndia e interculturalidade. Bolsista de Pós-doutorado CAPES/PDPG. E-mail: isaelsp.edu@hotmail.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8914144130212350


Prof. Dilip Loundo (Brasil)

Formação: Doutor em Filosofia Indiana pela Universidade de Mumbai (Índia), Pós-Doutor em Filosofia Indiana pela UFRJ, Mestre em Filosofia pela UFRJ, Pós-Graduado ‘lato sensu’ em Sânscrito pela Universidade de Mumbai (Índia), Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ.

Atuação Profissional: Professor do Departamento de Ciência da Religião da UFJF e Coordenador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI-CNPq.) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. Foi Professor Visitante (Shivdasani Fellow) do Oxford Centre for Hindu Studies da Universidade de Oxford (Reino Unido) e da Faculdade de Línguas, Literatura e Estudos Culturais da Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Delhi (Índia). É ex-professor de Filosofia da UFRJ e ex-ocupante da Cátedra do Itamaraty de Estudos Indo-Brasileiros (Leitorado) na Universidade de Goa (Índia).

Áreas de Atuação: Filosofia e Religião da Índia, Literatura Sânscrita e Diálogo Intelectual Brasil-Índia, com ênfase nas seguintes temáticas: I. Upanisads e Advaita Vedanta; II. Brahmanas e Mimamsa; III. Budismo Mahayana; IV. Tradição estética na literatura sânscrita; V. Presença da Índia na literatura brasileira. Email: loundo@hotmail.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8708626833608018


Profª Alisson Mackey (Uruguay)

Professora Adjunta no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação (FHCE Udelar), em Estudos de Turismo e no Departamento de Artes, Sociedade e Políticas Culturais do Centro Universitário Regional Leste (CURE-Maldonado). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Humanidades Ambientais da FHCE e publicou artigos e capítulos sobre temas de ecocrítica, tanto nacional quanto internacionalmente, além de coordenar dossiês sobre meio ambiente e literatura, como “Escritas sobre meio ambiente, paisagem e território: ecocrítica e estudos culturais na América do Sul” em Tekoporá, Latin American Journal of Environmental Humanities and Territorial Studies (Vol 3. No. 1: 2021), o número especial sobre “Fungal Turn” da revista Interconnections: Journal of Posthumanism (Vol. 3 No. 2: 2024), e um dossiê sobre Ecocrítica no Uruguai a ser publicado em 2026.


Prof. Néstor Bohdan Perdigón (Uruguay)

Nasceu em Montevidéu, Uruguai. Com presença na Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Curaçao, Estados Unidos, Paraguai, República Dominicana, Venezuela e Uruguai. Professor e Pesquisador de História.

Palestrante em Seminários e Congressos internacionais de História e Educação. Membro e integrante membro de diferentes organizações relacionados à história e os povos indígenas do Sul, como: Instituto Uruguaio de Pesquisa Documental dos Charrúas (INDOCHA); Projeto “Corredor Cultural Trinacional do Pampa”; Conselho de Historiadores da Província de Corrientes, Argentina; Instituto Sanmartiniano da Província de Corrientes, Argentina; Grupo de Pesquisadores dos Povos Nativos do Sul do Continente; Projeto de Gestão Cultural e Projeto do Diploma Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Uruguai); Presidente e assessor em questões históricas da ONG Atelier Saladero, Barra do Quaraí, Rio Grande do Sul, Brasil; Comunidade Charrúa “Yisipalegú It Pernebucó” com participantes de todo MercoSul; CON.IN.SUR – Confederação dos Povos Indígenas do Sul; Comunidade Guadaripí da Tríplice Fronteira; C.A.O.R – Centro Artístico Oriental e Regional; Comitê Trinacional de ONGs e Corredor Biológico Trinacional para o cuidado do meio ambiente, associado ao Comitê para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai.

 


Profª Maria Eugenia Garcia (Bolivia)

Psicóloga e Cientista Educacional. Especialista em Epistemologias do Sul e Conhecimento Andino.

Sou apaixonada pela visão de mundo dos povos andinos da Bolívia, com mais de 33 anos de experiência na área da educação. Minha formação abrange áreas importantes como educação infantil e fundamental, e formação de professores.

Minha formação acadêmica inclui uma pós-graduação em Educação Avançada e um programa de treinamento de professores Profocom. Além disso, tenho especialização em Epistemologias do Sul pelo CLASCO, Conhecimento Andino pela Escola Alterity e Medicina Tradicional Andina, adquirida no Instituto Pachayachachiq.

Ao longo da minha carreira, tenho me comprometido com a transformação educacional a partir de uma perspectiva intercultural, promovendo o respeito ao conhecimento ancestral e integrando essas práticas à educação formal. 

Meu trabalho tem se concentrado em projetar e implementar programas que fortaleçam a conexão entre educação, família e comunidade, e em contribuir para o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que promovam uma aprendizagem inclusiva que respeite as culturas indígenas.

Experiência destacada:

  • Coautora de cartilhas de estimulação precoce 
  • Concepção e implementação de metodologias educativas inovadoras para os níveis inicial, primário e secundário 
  • Criação e gestão dos programas “Pais e Mães em Ação” e “Formação de Professores na Primeira Infância”
  • Participação ativa na mesa de trabalho inicial da campanha boliviana pelo direito à educação (CBDE)
  • Catedrática na Carreira de Educação da Universidade Católica Boliviana (UCB)
  • Tesoureira e responsável do planejamento e desenvolvimento de OMEP – Bolívia (Organização Mundial para a Educação Pré-escolar)
  • Membro ativo do espaço regional interdisciplinar Interculturalidade e Infâncias.

Profª Jan Willis (Estados Unidos)

Bacharel e Mestrado em Filosofia pela Cornell University; Doutorado em Estudos Índicos e Budistas pela Universidade de Columbia. Professora Emérita de Religião na Universidade Wesleyan em Middletown, Connecticut. Por cinco décadas, ela estudou com budistas tibetanos na Índia, Nepal, Suíça e EUA. E há 46 anos ministra cursos de budismo.

Ela é autora de The Diamond Light: An Introduction to Tibetan Buddhist Meditation (1972), On Knowing Reality: The Tattvartha Chapter of Asanga Bodhisattvabhumi (1979), Enlightened Beings: Life Stories from the Ganden Oral Tradition (1995); e editora de Feminine Ground: Essays on Women and Tibet (1989). 

Além disso, Willis publicou diversos artigos e ensaios sobre vários tópicos do budismo – meditação budista, hagiografia, mulheres e budismo, e budismo e raça. Em 2001, seu livro de memórias, Dreaming Me: An African American Woman’s Spiritual Journey, foi publicado e, em 2008, foi reeditado pela Wisdom Publications como Dreaming Me: Black, Baptist, and Buddhist—One Woman’s Spiritual Journey. Em dezembro de 2000, a revista TIME nomeou Dra. Willis como uma das seis “inovadoras espirituais para o novo milênio”. Em 2003, ela recebeu o Prêmio Binswanger de Excelência em Ensino da Universidade Wesleyan. A edição “Spirituality in America” da revista Newsweek em 2005 incluiu um perfil da revista Willis e Ebony em 2007 nomeando Willis como um dos afro-americanos mais influentes do “Power 150”.

Em outubro e novembro de 2012, Jan passou sete semanas num convento budista na Tailândia e, em setembro de 2013, percorreu o Caminho de Santiago, no norte da Espanha. Em abril de 2020, seu livro Dharma Matters: Women, Race, and Tantra – Collected Essays, de Jan Willis, foi publicado.


Ven. Thubten Chodron (Estados Unidos)

Venerável Thubten Chodron é autora, professora, fundadora e abadessa da Sravasti Abbey (em português, Abadia Sravasti), um monastério pioneiro de treinamento budista tibetano para monjas e monges ocidentais nos EUA. Ela se formou na UCLA e fez pós-graduação em educação na USC enquanto trabalhava como professora no sistema escolar de Los Angeles.

Ordenada como monja budista tibetana em 1977, ela estudou extensivamente com Sua Santidade o Dalai Lama, Tsenzhap Serkong Rinpoche e outros lamas tibetanos. Ela recebeu a ordenação completa como bhikshuni em 1986.

Venerável Chodron ensina no mundo todo e é conhecida por suas explicações calorosas, práticas e bem-humoradas sobre como aplicar os ensinamentos budistas na vida diária. Ela também está envolvida em extensão prisional e diálogo inter-religioso. Ela publicou muitos livros sobre filosofia budista e meditação e auxiliou Sua Santidade o Dalai Lama na escrita e publicação de “The Library of Wisdom and Compassion” (em português “A Biblioteca da Sabedoria e Compaixão”, uma série de vários volumes de ensinamentos sobre o caminho budista que foi concluída em dezembro de 2024. Visite thubtenchodron.org para uma biblioteca de mídia de seus ensinamentos e sravastiabbey.org para saber mais sobre a Abadia Sravasti.

 


Ven. Thubten Damcho (Estados Unidos/Singapura)

A Venerável Thubten Damcho é uma monja budista que reside na Abadia Sravasti, um dos primeiros mosteiros de treinamento budista tibetano nos Estados Unidos.

Nascida e criada em Singapura, formou-se na Universidade de Princeton em 2006 e trabalhou como professora do ensino médio e analista de políticas públicas no governo de Singapura antes de retornar aos EUA. para receber a ordenação de noviça em 2013. Ela conta sua história no The Straits Times Singapore.

Venerável Damcho atua como assistente da fundadora, autora reconhecida e professora budista da Abadia de Sravasti, Venerável Thubten Chodron, e gerencia seu site, ThubtenChodron.org. Suas outras funções incluem a tradução de textos sobre a disciplina monástica budista do chinês para o inglês. Ela serviu como intérprete oral chinês-inglês em programas de ordenação completa em Taiwan em 2019 e 2024. Ela também traduziu sutras curtos do tibetano para o inglês para 84000: Translating the Words of the Buddha.

Ela deu palestras sobre o Dharma nos EUA, Índia, Singapura e começou a colaborar com um grupo de estudo online com estudantes no Brasil em 2024. Você pode assistir às palestras que ela deu na Abadia Sravasti aqui.

 


Ven. Thubten Samten (Estados Unidos/Canadá)

Venerável Thubten Samten é uma monja budista residente na Abadia Sravasti, um dos primeiros monastérios de treinamento budista tibetano nos Estados Unidos.

Nascida e criada no Canadá, ela se formou na Universidade de Calgary em 1979 com um diploma em música e depois se formou em Educação pela Universidade de Alberta em 1985. Ela trabalhou como professora de escola básica especializada em música de 1986 a 2003 e depois lecionou Educação Especial por quatro anos.

Depois de se mudar para a Abadia Sravasti em 2008, Ven. Samten recebeu a ordenação de noviça em 2010 e recebeu a ordenação completa em Taiwan em 2012.

Venerável Samten atua como gestora de operações do monastério, auxilia Ven Damcho na organização dos cursos de estudo do Dharma de forma online, o SAFE e, nos últimos cinco anos, auxiliou na construção de um Buddha Hall de 1580 metros quadrados que será concluído no final deste ano.

Além de dar palestras sobre Dharma na Abadia e online, ela gosta de ajudar com todos os programas e eventos de dharma que são oferecidos ao longo do ano na Abadia Sravasti. Você pode ver algumas de suas palestras aqui