
Nosso evento poderá contribuir enormemente com as/os professoras e professoras das escolas e também com as/os estudantes dos cursos de licenciatura por seu caráter inovador, prático, contemplativo e reflexivo.
Como o evento terá a realização de oficinas temáticas, isso permite que os/as participantes possam ter uma experiência imersiva de práticas meditativas. Sendo que essas atividades serão conduzidas por professoras de meditação renomadas, com experiência há mais de 20 anos, e que também foram professoras de ensino básico em seus respectivos países.
Essa oportunidade é única porque trata-se de uma experiência sobre o treinamento e cultivo da meditação de forma decolonial, indígena (a partir de culturas não eurocêntricas) e horizontalizada.
Essas técnicas meditativas-contemplativas permitem mudar a relação com os nossos pensamentos e eventos estressantes, diminuindo a reatividade emocional e melhorando a avaliação cognitiva. Disso, os estudantes e professores/as podem se beneficiar pela diminuição das emoções negativas, como a redução de estresse.
Afinal, crianças, jovens e adultos experimentam quantidades excessivas de estresse. Sendo não só a causa de doenças psicossomáticas, mas um dos principais responsáveis pelos déficits de aprendizagem. Além disso, o treinamento com práticas meditativas tem efeitos positivos em aumentar a empatia e a compaixão.
A compaixão e empatia são atributos-chave para viver uma vida saudável e feliz. Mas, surpreendentemente, existem poucos trabalhos publicados sobre como podemos ensinar essas qualidades e como professores e professoras podem exibir essas características por meio de sua prática de ensino.
Com isso, percebe-se a importância e relevância deste evento. Entendemos que a sua participação no nosso evento abrirá novos horizontes em sua prática docente, além de incentivar novas formas de produção docente, a partir de novos arranjos de ensino-aprendizagem que poderão emergir deste evento.