Evento | Seminário Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC)

Evento

III SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA (SPISC)

 

O III Seminário de Práticas Integradas em Saúde Coletiva – III SPISC – parte das ações desenvolvidas pelo Programa Prática Integradas em Saúde Coletiva (PISC) da UNIPAMPA, será realizado dias 29 e 30 de novembro e 01 dezembro de 2017, na cidade de Uruguaiana/RS no SESC Uruguaiana, no salão de atos e nas salas 601, 603, 607 e 615 da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Nasce do desejo e da necessidade de ampliar a discutição e promover a troca de experiências sobre ações de atenção, gestão, educação e controle social em saúde.

O I SPISC foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2011, tendo como tema “A Integralidade na Formação em Saúde”.

O II SPISC ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2013, a  atividade teve como objetivo reunir acadêmicos, profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) afim de proporcionar o debate, a partir dos olhares diferenciados dos serviços de saúde do município e da fronteira oeste, com foco na Saúde Coletiva, a partir dos seguintes eixos:  1. A Integralidade no Cuidado e a Interdisciplinaridade no Trabalho em Saúde, 2. Controle e Participação Social em Saúde e 3.Educação Popular e os Estágios de Vivência no SUS.

Em 2016 o PISC realizou o I Seminário VER-SUS dias 28 e 29 de outubro de 2016, na cidade de Uruguaiana/RS no salão de atos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O I Seminário VER-SUS objetivou incentivar reflexão acerca do processo VER-SUS/Brasil na fronteira oeste do Rio Grande do Sul; debater a implementação do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB); estabelecer parcerias ensino-serviço-gestão-comunidade a partir do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, com foco à Educação Permanente em Saúde.

O PISC inicia como Projeto de Extensão, financiado pela PROEXT/UNIPAMPA e PROEXT/MEC em 2009 e, desde 2010, se constitui como um Programa de Extensão que articula o ensino, a pesquisa e a extensão de forma interdisciplinar no Campus Uruguaiana. Conta com financiamento externo do Programa de Extensão do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação (PET/MEC) e do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde – Saúde Mental – do Ministério da Saúde (PET/Saúde Mental). Desenvolve-se com a atuação de docentes, técnicos administrativos em assuntos educacionais, bolsistas e voluntários dos cursos de enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina, medicina veterinária e educação física do campus Uruguaiana.

O Programa PISC como objetivo levar acadêmicos da área da saúde de forma integrada e interdisciplinar à prestação de cuidados domiciliares junto às comunidades das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Uruguaiana, junto às escolas através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) bem como, desenvolver a formação de profissionais e conselheiros de saúde de forma a responder as necessidades de saúde da população e de formação dos trabalhadores para o setor.

As ações e atividades a serem apresentadas neste III Seminário de Práticas Integradas em Saúde Coletiva em quatro eixos de trabalhos: (1) A INTEGRALIDADE NO CUIDADO E A INTERDISCIPLINARIDADE NO TRABALHO EM SAÚDE, (2) AÇÕES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE E EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE, (3) AÇÕES DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO, ATENÇÃO, GESTÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUS e (4) ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA NO SUS.

Desejamos que discentes, docentes, trabalhadores, gestores e usuários do SUS participem e contribuam com a construção deste III Seminário.

A Comissão Organizadora