Programação | VI Workshop-Escola de Informática Teórica

Programação

Programação completa em PDF

Painel

Informática Teórica para como suporte ao conceito de explicabilidade na IA

Claudia Nalon (UnB)
CV: Claudia Nalon possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciência da Computação pela University of Liverpool (2004). Atualmente é professora associada (nível 4) da Universidade de Brasília, tendo atuado como Coordenadora de Graduação do Bacharelado em Ciência da Computação e como Coordenadora de Extensão do Instituto de Ciências Exatas. Atua na área de Teoria da Computação, com interesse, principalmente, em métodos de prova baseados em resolução para combinações de lógicas não-clássicas.
Graçaliz P. Dimuro (FURG)
Graçaliz Dimuro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professora Adjunta IV do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, docente dos Programas de Pós-Graduação em Computação (PPGCOMP) e de Modelagem Computacional (PPGMC) da FURG, avaliador de cursos de graduação do BASIS do Ministério da Educação e pesquisador nivel 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É editora associada da Revista TEMA – Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, publicada pela SBMAC, sociedade científica da qual também faz parte do Conselho. Ê membro do Comitê Assessor de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Multiagentes e Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntos e lógica fuzzy, sistemas fuzzy, sistemas de classificação baseados em regras fuzzy, classificação de grande volume de dados, regulação de trocas sociais em sistemas multiagentes, processos de tomada de decisão, teoria do jogos e do drama, simulação social, matemática intervalar. Faz parte do grupo de talentos do Institute of Smart Cities de Navarra, Espanha, com projeto financiado pela Caixa y Fundación Caja Navarra.
Ricardo Matsumura (UFPel)
Ricardo é professor associado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas desde 2008. É doutor e mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (2009), tendo tese defendida com louvor, e Engenheiro de Computação pela FURG. Atuou como consultor pesquisador para empresas como Google e Myspace, realizando análise e mineração de dados sociais (social analytics). Teve projetos financiados, como pesquisador principal, em editais ARD FAPERGS (2010), Bolsa UOL Pesquisa (2013), Editais Universal CNPq (2013 e 2016) e Google Latin American Research Awards (2016), além de diversos outros como colaborador. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFPel de 2015 a 2017, tendo coordenado a proposição e implantação do curso de Doutorado em Ciência da Computação, o primeiro do interior do RS. Ministra disciplinas para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, além do PPGC. É coordenador acadêmico e proponente da Hut8 – Empresa Junior de Computação da Universidade Federal de Pelotas, voltada à inovação tecnológica e transferência de tecnologia ao setor produtivo. Tem experiência de pesquisa e aplicação nas áreas de Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Ciência de Dados.
Mediadora: Leila Ribeiro (UFRGS)
Leila Ribeiro é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). 

Data: 17/11/2021, 14h.

Palestras

1 Dilemas éticos para a pesquisa em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está em toda parte. Outrora uma vantagem competitiva, a IA é hoje um requisito para empresas nas mais diversas áreas, como saúde, energia e propaganda. A construção de sistemas inteligentes, contudo, pode cristalizar vieses de decisão e preconceitos, com eventuais impactos indesejados e negativos. O objetivo da palestra é discutir os desafios da introdução da IA em nossa sociedade, enfatizando as questões éticas e a responsabilidade humana no uso, implantação e desenvolvimento da área.

    Palestrante: Ana Cristina Bicharra Garcia

Ana Cristina Bicharra Garcia é professora titular do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pesquisadora CNPq e Ph.D. em Engenharia pela Stanford University. Cristina ocupou os cargos de professora no departamento de Informática da Universidade Federal Fluminense (UFF) (1996-2017), fundadora e coordenadora do ADDLabs (1996-2017), pesquisadora visitante no MIT Sloan School of Management (2013-2014), no Stanford Center for Integrated Facility Engineering (2002-2003) e na XEROX PARC (1991-1992) em Palo Alto, CA, EUA. É membro do conselho editorial do periódico “Digital Government: Research and Practice” e do “Frontiers in Neuroinformatics”. Desenvolveu cerca de 30 projetos de P&D em Inteligência Artificial , com desenvolvimento de cerca de 2 anos cada, em parceria com empresas, em especial da indústria de petróleo. Orientou 36 mestres e 11 doutores.  Publicou cerca de 180 artigos em conferências e periódicos indexados. Possui sólida formação em inteligência artificial, inteligência coletiva e interação humano-computador, desenvolvendo pesquisas multidisciplinares aplicadas. Ela está profundamente empenhada em desenvolver pesquisas de IA que melhorem o bem-estar da sociedade. Seu interesse de pesquisa atual envolve os desafios éticos para o desenvolvimento Inteligência Artificial.

Data: 18/11/2021, 14h.

2 O poderoso encontro de Teoria e Prática na Indústria

Resumo:
A desmotivação dos alunos em conteúdos teóricos é um fenômeno crescente nos cursos de graduação e, até mesmo, de pós-graduação de nossas universidades. Em parte, esta desmotivação é uma consequência indireta de uma formação deficiente no nível médio. Porém, ela é uma consequência direta do desconhecimento das aplicações práticas dos conhecimentos teóricos. A desconstrução da resistência dos alunos à teoria, passa sem dúvida por uma divulgação ampla de suas aplicações, desde a sala de aula até a divulgação de resultados práticos de projetos. Nesta palestra, pretendo apresentar contribuições nesta direção, porém, focaremos em Métodos Formais de Engenharia de Software.
Na Ciência da Computação, os Métodos Formais são técnicas utilizadas na especificação, desenvolvimento e verificação dos sistemas de software e hardware. Por serem baseados em formalismos matemáticos, a utilização destas técnicas contribuem, assim como em outras disciplinas de engenharia, para a confiabilidade e robustez de um projeto executando análises matemáticas apropriadas. Em geral, devido ao alto custo de sua utilização, estes métodos são majoritariamente utilizados no desenvolvimento de sistemas críticos, nos quais há alta probabilidade de falhas provocarem perda de vidas ou sério prejuízo financeiro.

    Palestrante: Marcel Vinícius Medeiros Oliveira

Marcel Vinícius Medeiros Oliveira é Professor Adjunto do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de York, Inglaterra (2006). Atualmente, ele é membro do Instituto Nacional de Engenharia de Software, membro do Comitê Especial de Métodos Formais da Sociedade Brasileira de Computação, membro do Colegiado da Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) da UFRN, e Coordenador de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital da UFRN com cerca de 2000 alunos. Marcel Oliveira tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais. Mais especificamente, sua pesquisa tem focado em cálculo e táticas de refinamentos, concorrência, semântica de linguagens formais, integração de métodos formais e síntese de código a partir de especificações formais. Ele tem ensinado as disciplinas de Banco de Dados, Lógica Aplicada a Engenharia de Software e Métodos Formais.

Data: 19/11/2021, 14h.

Sessões Técnicas

Sessão Técnica 1 – 17 de novembro, das 15h30 às 16h30.
Proposta de Atividades Lúdicas no Minecraft Educacional para a Promoção do Pensamento Computacional Jonnhy Moraes Marques, Luciana Foss and Simone André Da Costa Cavalheiro
Gramers: Agentes Pedagógicos para uma plataforma de jogos baseada em Gramática de Grafos Júlia Veiga da Silva, Braz Araujo da Silva Junior, Luciana Foss and Simone André da Costa Cavalheiro
A criação de jogos para o ensino de computação: uma análise comparativa Júlia Veiga da Silva, Braz Araujo Da Silva Junior, Luciana Foss and Simone André Da Costa Cavalheiro
A-Games: using game-like representation for representing finite automata Cleyton Slaviero and Edward Hermann Haeusler
Sessão Técnica 2 – 17 de novembro, das 16h30 às 17h30.
Consolidando a Modelagem do Jogo Aventura Espacial Yuri da Silva Rosa, Renata Reiser, Simone André Da Costa Cavalheiro, Luciana Foss and André Rauber Du Bois
Theoretical Computer Science in Basic Education: A Systematic Review Braz Araujo Da Silva Junior, Simone André Da Costa Cavalheiro and Luciana Foss
Sintaxe baseada em gramáticas de grafos para uma linguagem funcional visual voltada ao aprendizado de programação Marina Silva and Ana Paula Ludtke Ferreira
Estudos sobre o algoritmo de Grover e sua Implementação. Liliana S. Carmo and Gisele B. Freitas
On the problem of compensatory mating in animal breeding Ana Paula Ludtke Ferreira
Sessão Técnica 3 – 18 de novembro, das 15h30 às 16h30.
Uma análise de técnicas de classificação para predição de valores atribuídos à jogadores no jogo FIFA Maurício Dorneles Caldeira Balboni, Hélida Santos and Giancarlo Lucca
An Application for Medical Diagnosis Using Correlation Coefficient With Modal Operators and Operator Identifying and Unary Alex Bertei, Renata Reiser and Luciana Foss
Representabilidade de Operadores via Ordens Admissíveis Lidiane da Silva, Guilherme Schneider, Adenauer Yamin, Helida Santos, Benjamín Bedregal and Renata Reiser
Uma classificação de vinhos baseada em regras fuzzy utilizando o algoritmo FARC-HD Vitor Magalhães, Jair González, Giancarlo Lucca, Eduardo Borges and Helida Santos
CTD WEIT – 18 de novembro, das 16h30 às 17h30.
Uma Tradução de Redes de Petri Fuzzy Generalizadas para Gramáticas de Grafos com Atributos Júlia Krüger Vieira, Luciana Orientadora Foss and Simone Coorientadora André da Costa Cavalheiro
An approach for consensual analysis on Typical Hesitant Fuzzy Sets via extended aggregations and fuzzy implications based on admissible orders Mônica Lorea Matzenauer, Renata Reiser and Helida Santos
n-Dimensional Fuzzy Implications: Analytical, Algebraic and Applicational Approaches Rosana Medina Zanotelli, Renata Reiser and Benjamin Bedregal
Sessão Técnica 4 – 19 de novembro, das 15h30 às 16h30.
Description of Command and Control Networks in Coq Guilherme Gomes Felix da Silva, Edward Hermann Haeusler and Cláudia Nalon
A Methodology for Opacity verification for Transactional Memory algorithms using Graph Transformation System Diogo J. Cardoso, Luciana Foss and Andre R. Du Bois
Compilação e Execução de código da linguagem QML no Computador Quântico da IBM João Gabriel da Cunha Schittler and Juliana Vizzotto Kaiser
Visualização e Extensão de um Verificador de Modelos para a ferramenta Verigraph-GUI Arthur L. Fuchs, Rodrigo Machado and Leila Ribeiro
Sessão Técnica 5 – 19 de novembro, das 16h30 às 17h30.
Testando Mecanismos de Refatoração Utilizando Programas Gerados Aleatoriamente Luiz Felipe Kraus, Bruno Coelho and Samuel da Silva Feitosa
Desenvolvimento de uma Ferramenta para Teste Diferencial de Compiladores Usando Códigos Gerados Aleatoriamente Bruno S Coelho, Luiz Felipe Kraus and Samuel da Silva Feitosa
Implicaçõoes Representáveis por Funções Overlap e Grouping Alessandra Galvão, Cecilia Botelho, Adenauer Yamin, Helida Santos and Renata Reiser
Aplicando Análise Consensual Fuzzy para Tomada de Decisão na Alocação de Recursos em Nuvem Computacionais Guilherme Bayer Schneider, Bruno Moura, Eduardo Monks, Adenauer Yamin, Helida Santos and Renata Reiser
A New Total Order for Triangular Fuzzy Numbers with an Application Valentina Rosas, Benjamín Bedregal, José Canumán, Roberto Díaz, Edmundo Mansilla and Nicolás Zumelzu