Chamada de Trabalhos | VI Workshop-Escola de Informática Teórica

Chamada de Trabalhos

No período de 17 a 19 de novembro de 2021 estará ocorrendo o Workshop-Escola de Informática Teórica (WEIT), evento bianual que se encontra em sua 6ª edição. O WEIT é uma promoção conjunta de Universidades gaúchas com vistas à promoção de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e engajamento dos discentes nas áreas relacionadas ao tema do evento. O evento é dividido em duas partes:

 – a parte Workshop, que oferece palestras e painéis com pesquisadores brasileiros de relevante atuação na área e sessões técnicas de apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão de estudantes e pesquisadores; 

– a parte Escola, que visa oferecer cursos e tutoriais para estudantes de graduação e pós-graduação, ministrados por especialistas em suas áreas de atuação.

 O VI Workshop-Escola de Informática Teórica é uma promoção conjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em virtude da pandemia de COVID-19, em 2021 o evento será integralmente online e contará com palestras, painel e apresentação de artigos. Além disso, teremos o primeiro Concurso de Teses e Dissertações do WEIT (I CTDWEIT).

 Alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área estão convidados a submeter trabalhos para o evento. Os tópicos de interesse para submissão dos trabalhos são:

  •  Problemas e algoritmos: algoritmos exatos e aproximativos, heurísticas, otimização combinatória, análise da complexidade de algoritmos, complexidade de problemas, ferramentas e aplicações.
  • Modelos e fundamentos da computação: computabilidade, Hierarquia de Chomsky, teoria de modelos, instituições, máquinas de estado finito, gramáticas, computação quântica, ferramentas e aplicações.
  • Lógica matemática: lógicas clássicas (proposicional, de primeira ordem, monádica de segunda ordem, de ordens superiores) e não clássicas (fuzzy, modais, temporais, de descrições, de ações e outras), sistemas de inferência lógica e probabilística, ferramentas e aplicações.
  • Modelagem e simulação computacional: linguagens de modelagem, especificação algébrica, sistemas dinâmicos, sistemas orientados a eventos, modelos de Markov, simulação de modelos, linguagens de simulação, teoria de filas, distribuições de probabilidade estacionárias e dinâmicas, ferramentas e aplicações.
  • Verificação formal de sistemas: análise estática, provas automáticas de teoremas, sistemas de prova, verificação de modelos, verificação de código, ferramentas e aplicações.
  • Modelos formais para concorrência: gramáticas de grafos, redes de Petri, cálculo π, ferramentas e aplicações.
  • Teoria das categorias: aplicações em descrição de modelos computacionais e suas estruturas, ferramentas e aplicações.
  • Matemática computacional: matemática intervalar, análise numérica, teoria de ordem, teoria de domínios, geometria computacional, teoria da informação, teoria de códigos, operações, ferramentas e aplicações.
  • Linguagens: linguagens de especificação, linguagens de programação, linguagens para domínios específicos, linguagens visuais, sintaxe e semântica de linguagens, teoria de tipos, ferramentas e aplicações.
  • Desenvolvimento orientado a modelos: métodos e técnicas de modelagem, especificação formal de modelos, refinamentos automáticos e semiautomáticos, geração automática de código, ferramentas e aplicações de domínios específicos.
  • Fundamentos da inteligência artificial: representação do conhecimento, inferência lógica e probabilística, sistemas baseados em regras, aprendizado de máquina, metaheurísticas, descoberta de conhecimento, data mining, big data, agentes computacionais.
  • Educação nos fundamentos da computação: bibliografias e materiais de apoio, curricularização da extensão e da pesquisa, informática teórica como tema transversal, metodologias ativas de aprendizagem, pensamento computacional, propostas para a educação básica.

 Outros temas relacionados e relevantes também são bem-vindos.

 A programação das palestras e painéis em breve será divulgada na página do evento. Os anais do evento serão disponibilizados em formato online a partir da data de início do evento e serão publicados na plataforma SOL da SBC, com DOI próprio.

 Incentivamos a submissão de trabalhos concluídos ou em estágios iniciais de desenvolvimento, para discussão no evento. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês. A informação sobre o estágio do trabalho (em andamento ou concluído) e sobre o nível de ensino dos discentes autores (ensino médio, graduação ou pós-graduação) deve ser informada como nota de rodapé junto ao título do trabalho.

Os trabalhos em andamento devem ter entre 3 e 5 páginas e os trabalhos concluídos entre 6 a 8 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências bibliográficas. A submissão deve ser exclusivamente no formato PDF (Portable Document Format) no formato de artigos da SBC.

O processo de submissão é eletrônico por meio do sistema EasyChair, pelo link: https://www.easychair.org/conferences/?conf=weit2021. Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail: weit2021@easychair.org

 Os autores dos melhores trabalhos serão convidados a submeter uma extensão do conteúdo original para a Revista de Informática Teórica e Aplicada – RITA – (https://seer.ufrgs.br/rita).

O I CTDWEIT – Primeiro Concurso de Teses e Dissertações do WEIT selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área teórica da Computação concluídas, isto é, defendidas e aprovadas, no período de 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2021. Os trabalhos concorrentes serão avaliados de acordo com os resultados científicos e tecnológicos já gerados, bem como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área da Teoria da Computação.

 Os resumos  das teses/dissertações devem ser escritos em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 8 (oito) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. O texto deve ser formatado utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Um conjunto dos artigos será selecionado para uma segunda fase, na qual serão solicitados o texto completo da tese ou dissertação e uma cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada).Todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF. O texto completo da tese ou dissertação servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho, isto é, o texto em si não passará por um processo de revisão. O texto do resumo deve deixar claras as contribuições, a originalidade e as possibilidades de impacto do trabalho. No resumo deve constar, obrigatoriamente, o título do trabalho, o autor, a afiliação (departamento/centro no qual foi aprovado), o orientador e coorientador(es) com as respectivas afiliações, e o texto propriamente dito.

Datas importantes:

30/09/2021: data limite para submissão de artigos  (NOVO PRAZO – ÚLTIMA PRORROGAÇÃO)
21/10/2021: comunicação dos resultados
31/10/2021: data limite para envio do vídeo de apresentação e da versão final dos artigos