Matemática | Semana Acadêmica Integrada Campus Itaqui

Matemática

Terça-feira (12/06)

Noite

Palestra 1: Matemática Aplicada: Casos de Estudo e Oportunidades nos Cursos de Pós-Graduação.
Palestrante: Prof. Dr. Odair Menuzzi.
Horário: 19h às 20h.
Local: Sala 317 – Unipampa
Resumo: Esta palestra tem por objetivo mostrar alguns trabalhos de matemática aplicada, como por exemplo a modelagem da extração de óleo de soja, modelagem do uso da robótica industrial, otimização de material piezelétrico, bem como, as oportunidades em pós-graduações, no Brasil e no exterior.

Intervalo: Coffee Break.
Horário: 20h às 20h30.

Minicurso 1: Meditação: uma Ferramenta de Apoio na Sala de Aula.
Ministrante: Roselaine Guedes dos Santos.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 201 – Unipampa
Resumo: A proposta visa apresentar e exercitar com o público uma prática de relaxamento, de concentração e de meditação para utilização em sala de aula, com vistas a produzir no educando as condições mentais ideais, ou o mais próximo possível, para o equilíbrio do sistema nervoso autônomo do ser humano, independentemente da idade deste. Visando demonstrar que as propostas não mantem vínculo ou relação conceitos ou métodos religiosos, culturais ou filosóficos, importante apresentar brevemente alguns resultados de pesquisas realizadas sobre o assunto.

Minicurso 2: Ginástica Laboral: Uma Ferramenta de Ensino.
Ministrantes: Ariane Carvalho e Tatiane Molina.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 205 – Unipampa
Resumo: Conhecer e refletir a respeito da inserção de ferramentas de ensino que busquem tornar a sala de aula um ponto de encontro atrativo aos educandos, visto que tal proposta é desafiadora aos docentes em um século onde a sala de aula não é mais interessante que jogos, telefone ou internet. Nesta oficina, será disponibilizado um momento para que os discentes conheçam a Ginástica Laboral e para que possam dialogar a respeito da necessidade de inserir atividades que visem a aprendizagem significativa, a oficina será voltada para a prática de alguns exercícios que visem mostrar o uso da Ginástica Laboral dentro da sala de aula como um grande aliado nas aulas de qualquer disciplina, visto que é possível adaptar vários conteúdos aos seus exercícios. Na matemática, por exemplo, revisar as regras de sinais das quatro operações matemáticas utilizando o corpo e a mente como instrumento de cálculo, onde o aluno reconhece o lado direito do seu corpo como o sinal positivo e o lado esquerdo como o sinal negativo, alternando exercícios corporais com o lado positivo e negativo, podendo calcular quaisquer operações através das orientações do professor. Outras possibilidades de trabalho com o auxílio da Ginástica Laboral são: trabalhar os números racionais, de forma que as frações podem representar as partes do copo humano, como também utilizar esta atividade no cálculo de operações com frações. Com o auxílio de ferramentas que lembram aulas de educação física como cordas, bolas, elásticos, cadeiras ou somente o uso do próprio corpo, também utilizar a Ginástica Laboral ao trabalhar formas geométricas, trigonometria, ângulos, formas, figuras, espaços, gráficos, equações, áreas, volumes, etc.

Minicurso 3: Materiais Concretos: Algumas Possibilidades.
Ministrantes: Andrieli Nolibos; Lidiane Lopes; Maicon Quevedo, Natiele Dornelles; Suen Correa; Lawrence Santos Rodrigues e Saymom Salbego de Carvalho.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 202 – Unipampa.
Resumo: O minicurso  Materiais concretos nas aulas: algumas possibilidades pretende apresentar materiais didáticos, bem como sugestões de atividades, para aulas de matemática do Ensino Fundamental e Médio. Organizados inicialmente para um curso de formação continuada ministrado em São Borja, as experiências proporcionadas por esse minicurso têm por objetivo possibilitar que professores de matemática e acadêmicos de licenciatura conheçam atividades práticas  e vivenciem sua utilização, indo além de estudos teóricos sobre novas metodologias. Acredita-se que esse envolvimento ativo dos participantes pode despertar o interesse e a motivação para a utilização desses recursos em suas (futuras) salas de aula.

Quarta-feira (13/06)

Noite

Minicurso 4: LATEX – Desvendando Novas Ferramentas para a Edição e Apresenta ção de Textos Científicos.
Ministrantes: Elisa Regina Cara; Alisson Darós Santos; Matheus Jardim Graces; Renata Alves Rodrigues e Gleidson Machado Bragança.
Horário: 19h às 20h30.
Local: Sala 203 – Unipampa.
Resumo: O LaTeX é o editor de textos científicos mais usado por profissionais do meio acadêmico nas áreas de Ciências Exatas e que permite a edição de textos científicos como artigos, dissertações e teses, além de ser excelente no tratamento de conceitos e linguagem matemática. Também é ótimo para a inserção de figuras, tabelas e para a preparação de slides e pôsteres para apresentações. Tanto que, a grande maioria do material didático disponível na internet ou livros impressos, foram desenvolvidos utilizando este software. Neste minicurso trataremos sobre os comandos básicos para a digitação de textos, fórmulas matemáticas, equações, limites, integrais, matrizes, sistemas, construção de tabelas e inserção de figuras. Será um minicurso para iniciantes ou para quem nunca utilizou este software. Nosso objetivo é que os participantes passem a utilizar o LaTeX para a digitação de trabalhos acadêmicos, relatórios, TCC’s, artigos, dentre outros.

Minicurso 5: Gêneros Sociais e Práticas Discursivas – Articulação entre Linguagem e Poder.
Ministrantes: Gabriel dos Santos Kehler e Cristina dos Santos Lovato.
Horário: 19h às 20h30.
Local: Sala 220 – Unipampa.
Resumo: Essa proposta de minicurso integra uma série de ações que tem como objetivo debater as condições de “ser” e “existir” do feminino na fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul. São ações vinculadas ao projeto de pesquisa Análise Crítica do Discurso: a representação da mulher em textos midiáticos da região da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul, do Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Cultura, Linguagem, Sociedade e Educação (GEP), do Campus de Itaqui da UNIPAMPA. As temáticas desses trabalhos incluem, por exemplo, discussões sobre fragmentos de enunciações midiáticas de exemplares de textos produzidos e divulgados por uma Revista X no contexto da fronteira oeste do estado, os quais são aprofundados no artigo Representações midiáticas de gênero social feminino na fronteira oeste do estado gaúcho (LOVATO, KEHLER, no prelo), que integrará o e-book do II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira, evento que ocorrerá no campus da UNIPAMPA, em São Borja. Destaca-se que essas revistas podem ser definidas como tecnologias discursivas, na medida em que operam no sentido de reforçar e construir estereótipos para o feminino relacionados a esferas consideradas específicas desse gênero social, a saber: sedução e sexo, família, casamento, maternidade e futilidades (SWAIN, 2001).

Minicurso 6: Integração de Funções Hiperbólicas.
Ministrantes: Andrielle Camargo de Alderete; Karen Camargo de Alderete; Rosa Elaine Vargas dos Santos; Karla Beatriz Vivian Silveira e Joaquina Solange Fuchs.
Horário: 19h às 20h30.
Local: Sala 202 – Unipampa.
Resumo: Por meio do minicurso será desenvolvido discussões à cerca: das curvas integrais; da integração em Equações Diferencias; dos Campos de direções; da integração de funções Hiperbólicas e suas inversas, relacionando estas com suas respectivas derivadas; bem como, trabalhar algumas aplicações, visando compreender as relações entre as funções exponenciais e trigonométricas.

Intervalo: Coffee Break.
Horário: 20h30 às 21h.

Minicurso 4 (2º horário): LATEX – Desvendando Novas Ferramentas para a Edição e Apresenta ção de Textos Científicos.
Ministrantes: Elisa Regina Cara; Alisson Darós Santos; Matheus Jardim Graces; Renata Alves Rodrigues e Gleidson Machado Bragança.
Horário: 21h às 22h30.
Local: Sala 203 – Unipampa.

Minicurso 5 (2º horário): Gêneros Sociais e Práticas Discursivas – Articulação entre Linguagem e Poder.
Ministrantes: Gabriel dos Santos Kehler e Cristina dos Santos Lovato.
Horário: 21h às 22h30.
Local: Sala 220 – Unipampa.

Minicurso 6 (2º horário): Integração de Funções Hiperbólicas.
Ministrantes: Andrielle Camargo de Alderete; Karen Camargo de Alderete; Rosa Elaine Vargas dos Santos; Karla Beatriz Vivian Silveira e Joaquina Solange Fuchs.
Horário: 21h às 22h30.
Local: Sala 202 – Unipampa.

Quinta-feira (14/06)

Noite

Palestra: Teoria dos Grafos e a Estrutura de Redes.
Palestrante: Prof. Dra. Lucélia Kowalski.
Horário: 19h às 20h.
Local: Sala 317 – Unipampa.
Resumo: A necessidade de otimização do tempo, do custo e da eficiência envolvidos na maioria das nossas atividades diárias faz se cada vez mais presente em nossa vida. Muitas dessas atividades envolvem estruturas de redes como, por exemplo, nos sistemas de transporte, na Internet e nas redes sociais. Por vezes é necessário compreender tais estruturas para que possamos obter melhores resultados. A Teoria de Grafos é um dos ramos da Matemática que se dedica ao estudo de redes. Tal teoria tornou-se uma ferramenta muito útil na solução de vários problemas do cotidiano. Nessa palestra faremos uma breve introdução à Teoria de Grafos, através das estruturas em redes.

Intervalo: Coffee Break.
Horário: 20h às 20h30.

Minicurso 7: O Uso do Scilab no Refinamento de Raízes Através dos Métodos de Iterações.
Ministrantes: Frank Jonis Flores e Alexsandro  Queiroz Lencina.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 203 – Unipampa.
Resumo: A oficina trabalhará com o software Scilab, programando os métodos de iterações numéricas, como método da Bisseção, Método das Cordas e Método de Newton.

Minicurso 8: Feminização da Docência no Magistério da Educação Básica Brasileira: Imagens, Política e Sentidos.
Ministrantes: Gabriel dos Santos Kehler; Cristina dos Santos Lovato e Peterson Ayres Cabelleira.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 201 – Unipampa.
Resumo: O minicurso objetiva problematizar as relações entre saber poder das pedagogias pastorais e seus modos de endereçamento às posições de sujeito na docência e na maternidade. Ademais, tais aspectos confluem as esferas do público e do privado produzindo noções discursivas de identidade(s) e trabalho docente, subjaz, ao agenciamento formativo de (des)profissionalização e vocação. Em termos metodológicos, o minicurso está organizado em três momentos:

a) dispositivos imagéticos da docência (projeções de imagens da docência e discussão em grupo);
b) exposição sobre breve histórico do processo de feminização do magistério da educação básica;
c) grupos de trabalho para a identificação de práticas discursivas pedagógicas (aproximações e distanciamentos) que remetem à díade docência/maternidade.

Minicurso 9: Escova Diofantina – Uma Proposta Para o Estudo de Equações Lineares.
Ministrantes: Alex Sandro Gomes Leão, Filipe Barreto Sarmento e Crisleny Santana Marques.
Horário: 20h30 às 22h30.
Local: Sala 202 – Unipampa.
Resumo: O jogo Escova Diofantinas, tem como objetivo estudar algumas equações diofantinas lineares de uma maneira dinâmica e divertida, de forma que os alunos compreendam o que é uma equação diofantina linear e quando ela tem solução inteira.