Apresentação | COVID-19: A Jornada da Pandemia

Apresentação

O Projeto Pedagógico do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – campus Bagé, propõe ao discente ingressante o componente curricular de Projetos 1. O componente envolve a elaboração de projetos no âmbito acadêmico e é trabalhado utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

O ano de 2020 trouxe consigo a pandemia de coronavírus e o ensino remoto. Dentro desse cenário, a pandemia foi utilizada como âncora dentro do componente curricular e as questões motrizes da turma foram: como aprender, como ensinar e como implementar a ABP em tempos de distanciamento social.

Os discentes foram divididos em cinco grupos que se concentraram em um mesmo tema, adotando focos de abordagem bastante particulares. Os formatos escolhidos para exposição de resultados foram: a elaboração de podcasts,  uma edição de jornal,  vídeos, tabelas, gráficos e rodas de conversa. As reflexões dos grupos produziram questionários investigativos, análises e entrevistas.

Os resultados serão compartilhados com os demais membros da comunidade acadêmica no evento COVID 19: A Jornada na Pandemia, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio de 2021. As apresentações serão feitas em um formato de Feira de Ciências, onde o participante escolhe a sessão na qual gostaria de participar.  As  apresentações ocorrerão na plataforma Meet.

O conteúdo das apresentações poderá ser acessado posteriormente na aba Conteúdo das apresentações.

Público alvo: todos(as) aqueles(as) que se dispuserem a discutir  os efeitos do ensino remoto.

Objetivo: compartilhar as reflexões da turma de ingressantes do primeiro semestre de 2020 do curso de Matemática Licenciatura da Unipampa- campus Bagé