Resultados do 1º Seminário de Software Livre Tchelinux Alegrete

Um dos eventos criados e fomentados pela atuação constante de entusiastas do sistema operacional Linux (e de suas várias distribuições), o Seminário de Software Livre Tchelinux teve a sua primeira edição realizada em Alegrete no dia 4 de dezembro, contando com a organização local de voluntários ligados ao Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que sediou as atividades.

O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da reitoria da Universidade (NTIC), professor Diego Luís Kreutz, os técnicos Aline Pacheco Primão, Jean Samarone Almeida Ferreira, Jeferson Lemes, Patric da Silva Ribeiro, Pedro Conrad Jr., Pierre Corrêa Martin, Tiago Nonoai Flores Correa e Yucatan Costa e o mestrando em Engenharia Elétrica Wagner Reck estruturaram o evento, que ajuda a disseminar conhecimentos técnicos e a cultura colaborativa do uso de software livre – termo que designa aplicativos e sistemas de computador de código aberto, permitindo alterações, personalizações, cópias e redistribuições entre os usuários.

A participação da equipe ajudou a trazer para mais perto (e ao vivo) da Fronteira Oeste as discussões em voga a respeito do tema. O grupo Tchelinux é formado por pessoas que estudam e compartilham saberes sobre softwares livres, divulgando conhecimento através da lista de discussões na web e de eventos gratuitos com palestras e oficinas pelo Rio Grande do Sul. Desde 2006, os voluntários unem forças para divulgar a oportunidade de personalizar e criar aplicativos e multiplicar conhecimentos.

Oito eventos com a marca Tchelinux foram sediados em 2010. Além de Alegrete, os encontros ocorreram em Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Pelotas (em duas ocasiões), Porto Alegre e Rio Grande. Em todos eles, além da apresentação e da discussão técnica, os participantes são estimulados a contribuir para uma instituição beneficente. No caso do Tchelinux Alegrete, a Moradia Transitória Lar Nova Esperança recebeu, no dia 7 de dezembro 120 quilos de alimentos não-perecíveis, arrecadados junto aos participantes presenciais – os participantes online estavam dispensados de contribuir.

sam_1844 sam_1872
sam_1791 sam_1752
Evento organizado por servidores e aluno da UNIPAMPA proporcionou troca de conhecimentos técnicos junto à comunidade de desenvolvedores Linux e reuniu alimentos para instituição beneficente, que recebeu as doações no dia 07 de dezembro

Cinco palestrantes se manifestaram no evento por webconferência, tecnologia que permitiu também a transmissão completa, acompanhada por cerca de 30 pessoas. A jornada reuniu ao todo mais de cem pessoas interessadas em informações sobre distribuições e aplicações tecnológicas do software livre e também na história e na filosofia que fundam as ações dos desenvolvedores e usuários de Linux

Software livre: origem, usos cotidianos e empreendimentos

A origem do Linux foi o tema de abertura do evento. O primeiro palestrante do dia, Ziraldo Aurélio Cardoso de Oliveira, abordou o conceito, o panorama e a história do surgimento do Sistema Operacional GNU/Linux, além de explanar sobre as principais personalidades envolvidas no processo (Linus Torvalds, Andrew Tanenbaum e Richard Stallman) e a filosofia por detrás dos termos da GNU GPL. Ziraldo apresentou também uma breve evolução das diversas distribuições GNU/Linux, expondo como o surgimento e difusão do GNU/Linux tem mudado o comportamento das repartições públicas. O palestrante frisou que, para continuar com um avanço saudável do Software Livre, deve-se também entender os motivos que alavancaram a sua origem.

sam_1756

Primeiro palestrante do dia, Ziraldo de Oliveira sintetizou e expôs pessoas e fatos importantes da história do software livre

O professor Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, em sua palestra, descreveu o uso de Software Livre como forma de apoiar as atividades na Universidade Federal de Goiás (UFG), destacando as estratégias de uso, difusão e implantação do SL na universidade, pelo Centro de Recursos Computacionais. O palestrante apresentou ainda suas experiências como usuário de SL, fazendo uma breve demonstração dos softwares livres que utiliza em seu dia a dia para fins pessoais.

Magnum Mello Foletto apresentou um case de sucesso da Omega Tecnologia no uso de software de código aberto para desenvolvimento de soluções de TI e telecom no mercado empresarial. A palestra mostrou as vantagens do uso de soluções baseadas em Software Livre para os negócios, falou do formato da TI como serviço e do setor de Pesquisa & Desenvolvimento da Omega e apresentou as soluções da Omega baseadas em software livre, a customizações de escopo para o cliente final e a colaboração da Omega com a comunidade.

Aplicações WEB com PHP foi o tema abordado por Luciano da Rocha Gonçalves. Como o próprio palestrante destacou, esta foi uma apresentação introdutória para iniciantes no assunto. Gonçalves começou falando sobre a história e aplicações da linguagem, softwares (frameworks php, editores de texto,  pacotes de instalação – xampp) e as principais referencias (livros e páginas sobre o tema). Após, explicou conceitos de HTML (JavaScript – CSS), estruturas de controle no PHP (if, else, for, while, foreach, do while e case) e SQL (insert,  select, update e delete) e finalizou com o exemplo de um pequeno aplicativo.

Wagner de Melo Reck, cientista da Computação e mestrando em Engenharia Elétrica pela UNIPAMPA, apresentou a palestra Qt: Um framework LGPL para aplicações multiplataformas. O objetivo era mostrar a história desse framework e suas funcionalidades, como ferramentas de produtividade (i18n, designer de interface), e alguns módulos (XML, SQL, Networking, Multimidia, Threading, GUI). Wagner também expôs rapidamente o QtQuick (Qt User Interface Creation Toolkit) e comentou as novidades para a próxima versão do framework.

Framework Qt e suas funcionalidades foi o tema da apresentação de Wagner Reck

sam_1807

O Qt é um framework de desenvolvimento multiplataforma, com suporte aos sistemas desktops Windows, Linux/X11, Macintosh e aos móveis Symbian, Linux embarcado e Meego. Criado pela Trolltech nos anos 90 e adquirido pela Nokia em 2008, foi escrito em C++ e possui bindings para diversas outras linguagens, além de suporte nativo a scripts e linguagem declarativa.

Aplicações públicas, desenvolvimento de software e cloud computing

O palestrante Jerônimo Medina Madruga, um dos voluntários do grupo Tchelinux, apresentou duas palestras no evento. Na primeira, fez uma introdução ao uso do Open-AudIT, um software focado na realização de inventário de máquinas e dispositivos de rede. Medina explicou o que é um inventário (no contexto do software), porque utilizá-lo, como instalar o programa e seus requisitos, métodos de funcionamento, exemplos de uso e o que esperar da versão 2.0 do software. Em sua segunda exposição, abordou as diversas ferramentas livres existentes para implementação de estratégias de backup, abordando os seguintes tópicos: backup em mídias, clonagem de sistemas, estratégias gerais para backup, ferramentas básicas para backup,  RAID no Linux, recuperação de dados, sistemas de arquivos, sistemas de backup avançados, sistemas de backup para desktop.

Cristian Tales fez uma demonstração do e-cidade, software público de gestão municipal. O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos municípios brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: prefeitura municipal, câmara municipal, autarquias, fundações e outros. A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento. O e-cidade está disponível no Portal do Software Público, onde é possível obter mais informações e baixar o software.

Uso de software de código aberto traz benefícios para o setor público, como mostrou o palestrante Cristian Tales ao expor o E-cidade

sam_1811

O professor Sandro Santos Andrade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), apresentou a palestra Desenvolvendo para o KDE: o que você ganha com isso? A exposição deixou claras as motivações por trás das contribuições de codificação realizadas no projeto KDE, a ampliação de horizontes e de perfil técnico proporcionada e os possíveis desdobramentos gerados para a carreira.

Para fechar a seção de palestras, o diretor do NTIC, professor Diego Kreutz apresentou a palestra de encerramento. Intitulada “Computação em nuvem: conceitos, tendências e aplicações em Software Livre”, a apresentação tratou dos principais conceitos e tendências de Computação em Nuvem, ou Cloud Computing. Esta é uma nova área que ainda irá mudar muitos conceitos da computação, desde infraestrutura até desenvolvimento de sistemas, cujo foco dos negócios está passando a ser a prestação de serviços sob demanda e não mais a entrega de software. A palestra contextualizou algumas soluções baseadas em software aberto e livre, com perspectivas de aplicação prática e possibilidades de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços especializados.

No encerramento do evento foram sorteados brindes (duas camisetas personalizadas) aos participantes presenciais. O Tchelinux Alegrete contou com a apresentação de algumas dezenas de participantes, presenciais e online, e alguns palestrantes. De acordo com a equipe de organizadores, os resultados superaram as expectativas. As apresentações e os vídeos das palestras serão disponibilizados no site do evento, no intuito de reafirmar a difusão do conhecimento livre, algo cada vez mais importante na sociedade atual.

Com imagens e informações da equipe Tchelinux Alegrete, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação