Normas para Vídeos

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS VÍDEOS

1. Serão aceitos vídeos nos idiomas: português, espanhol e inglês.

2. O vídeo deverá ser gravado em alguma plataforma escolhida pelos autores – Loom, OBS Studio, Zoom, Instagram, YouTube, Google Meet, etc – e deverá ter duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos. Os vídeos que não respeitarem esta duração serão reprovados.

Abaixo algumas ferramentas para download e como utilizá-las para gravar vídeos:

Tutorial Google Meet

Loom

Tutorial Loom

Zoom

Tutorial Zoom

OBS Studio

Tutorial OBS Studio

Powtoon para vídeos animados

Tutorial Powtoon

Tutorial para gravar no power point (sem câmera)

Tutorial para colocar vídeos no Youtube

3. O equipamento utilizado para a gravação do vídeo deve ser de escolha dos autores, podendo ser a câmera de um computador, uma filmadora, um celular, um tablet, entre outros.

4. O vídeo deverá logo no início apresentar título, autores e indicar a categoria do trabalho: Ensino, Extensão ou Pesquisa e Inovação (IC-Jr, IC ou pós-graduação).

5. O roteiro do vídeo deverá expressar a contextualização do trabalho, de acordo com a redação apresentada no resumo escrito.

6. A elaboração do vídeo é livre e encorajamos os autores a usarem sua criatividade para este fim. O vídeo poderá ser elaborado utilizando-se apenas da narrativa do primeiro autor ou com a participação dos demais autores. Também serão aceitos o uso de recursos de apresentação (PowerPoint, Canva, Prezi, dentre outros), materiais manipuláveis (EVAs, cartolinas, massa de modelar, etc.), vídeos animados, vídeos com encenações, fotografias, desenhos, entre outros.

6.1. As informações que compõem os recursos visuais do vídeo podem ser descritas na narrativa.

6.2. Toda a narrativa utilizada no vídeo poderá ser legendada utilizando a ferramenta de legenda automática do YouTube.

7. Caso seja escolhido um cenário para a produção do vídeo, deve-se observar se o local é propriedade privada ou local que não permita filmagem.

8. Ao ser finalizado, o vídeo deverá ser postado no Youtube (canal do próprio autor, através da conta de e-mail institucional), receber um título com a seguinte nomenclatura (no máximo 100 caracteres)14siepe_unipampa_NOME DO ALUNO” e o link gerado deverá ser adicionado no formulário de submissão.

8.1. Em atenção à permissão de acesso do público, prevista na política da plataforma do YouTube, deve ser marcada a opção “Não, não é conteúdo para crianças”.

9. Serão reprovados para participação no 14º SIEPE os vídeos que apresentarem conteúdo impróprio, agressivo e/ou anticientífico.

10. É vetado o uso de imagens de pessoas nos vídeos, mesmo daquelas que participaram do projeto e autorizaram o seu uso. Caso fotografias sejam utilizadas no vídeo, deve ser usado o “efeito censurado” (tarja ou desfoque no rosto) para a não identificação dos sujeitos.

11. Os autores/produtores devem autorizar a divulgação de sua imagem e se responsabilizar pelo conteúdo do vídeo no momento de submissão do trabalho na plataforma de inscrição.