Proppi promove III Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação

Nesta quarta-feira, 23, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza a terceira edição do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação. O evento, que integra a programação do segundo dia do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), ocorre no Salão Nobre da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento.

A abertura do encontro contou com a presença do pró-reitor e do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, respectivamente, Velci Queiróz de Souza e Fábio Gallas Leivas, e do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen. O dirigente da instituição destacou a qualificação da pós-graduação e o crescimento no número de cursos, de professores e de alunos, apesar da redução de recursos financeiros. Hansen relatou o histórico de suas reuniões em Brasília, oportunidades nas quais solicitou recursos para o ensino, para laboratórios e demais demandas institucionais. O reitor falou ainda sobre o Programa Future-se do Ministério da Educação (MEC), que passou por reformulações após a consulta popular e está dividido em três eixos: Gestão, Governança e Empreendedorismo; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Internacionalização.

Pela manhã, a programação contou com a mesa redonda “Seminário de Meio Termo Capes, como estamos?”. À tarde, ocorrem as palestras “Diretrizes para autoavaliação dos cursos e a contribuição da CPA no processo autoavaliativo”, apresentada pelo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), João Timóteo de los Santos, e “A Propriedade Intelectual na Pós-Graduação”, assunto abordado pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unipampa, professora Caroline Moraes.

Fotos: Ronaldo Estevam

À noite, a partir das 19h, os participantes serão convidados para prestigiarem a palestra de encerramento do segundo dia do 11º Siepe, que ocorrerá no Parque Internacional. A temática “O papel da pós-graduação no desenvolvimento tecnológico e na inovação do país” será proferida pelo professor Hélio Leães Hey, diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).