Pontos Turísticos

A Região Sul é uma das mais características do país. Primeiro, ela se destaca pela formação cultural, que difere da de outras regiões brasileiras. Trata-se de uma região localizada na extremidade do Brasil, tal como a Região Norte. Faz fronteira com três outros países da América do Sul: Paraguai, Argentina e Uruguai. Dessa forma, a organização do II PETchê organizou para você que vai estar conosco nos dias 21 e 22 de março de 2020, alguns dos pontos turísticos de nossa cidade que você não pode deixar de conhecer!

Então, que tal conhecer o Museu Dom Diego de Souza? Hoje, há quem diga que é um dos prédios mais bonito e imponente de Bagé foi projetado inicialmente para ser um hospital destinado a comunidade portuguesa, mas acabou virando Enfermaria Militar e depois tantas outras instituições, todas elas destinadas ao ramo da saúde. Após uma bela reforma e restauro em 1975, o prédio com várias influências arquitetônicas virou o Museu Dom Diogo de Souza, que abriga atualmente um importante acervo da Guerra dos Farrapos (inclusive a única bandeira farroupilha que restou), da Guerra do Paraguai entre outras relíquias.

Informações – Museu Dom Diogo de Souza:

Endereço: Rua Emílio Guilayn, 759
Telefone: (53) 3242 8244
Horário: Terça a Sexta entre 8h30min e 11h30min – 14h00min e 18h00min; Sábado e Domingo entre 14h00min e 18h00min
Email: museudomdiogo@hotmail.com
Valor do ingresso: R$ 5,00

 

O palacete Pedro Osório de estilo neoclássico também é uma opção para você petianos que quer apreciar a arquitetura da cidade, o palacete é todo feito com mármore, bronze, vitrais e ferro fundido foi construído no início do século XX pelo médico Pedro Osório. Atual prédio da Secretaria da Cultura, o prédio já foi palco de várias reuniões políticas durante a Revolução de 1923, sendo totalmente restaurado com recursos do BNDES em 2008.

Informações – Palacete Pedro Osório: Endereço: Avenida Tupy Silveira. 1.436
Telefone: (53) 3242 6012

 

Você lembra do filme o tempo e o vento? Então ele foi filmado aqui na nossa cidade, deixando de herança um belo cenário: A Cidade Cenográfica de Santa Fé a qual está localizada a alguns quilômetros do centro da cidade e ainda é uma das atrações turísticas mais procuradas em Bagé. Infelizmente hoje o ponto turístico encontra-se em um processo de decadência do cenário, pois foi feito a base de compensado, pelo fato da construção ter sido projetada para durar apenas seis meses e não ter tido nenhum tipo de restauro posterior. Mas por lá ainda é possível fazer a visitação do lado externo do cenário e relembrar algumas cenas e construções que fizeram parte do filme.

Informações – Santa Fé:

Telefone: (53) 3241 7958
Horário: Quarta a domingo e feriados entre 14h30min e 18h30min
Dica: Antes da visita, ligue para saber se a atração está realmente aberta
Valor: R$ 5,00

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi construída em 1893 (Revolução Federalista) ainda como capela, foi invadida pelos revolucionários. Sua reforma aconteceu em 1930 e construída uma torre. Foi demolida em 1963 pelos padres capuchinhos e um novo templo foi construído, sendo assim celebrada sua primeira missa, em 08/12/1966. E até os dias atuais faz muito sucesso dentro dos pontos turísticos que a cidade dispõe, por isso não deixe de dar uma passadinha aqui e tirar aquela foto para guardar de recordação do nosso evento.

Informações – Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Endereço: Av. Gen. Osório, n°: 940.

 

Praça Carlos Telles (Praça da Catedral) ou a Praça da Matriz, como anteriormente chamada Praça da Redenção, recebeu a denominação de Praça Carlos Telles em homenagem ao Coronel Carlos Telles, herói da defesa de Bagé durante o cerco de 1893 (Revolução Federalista). Na área próxima à Praça e à Catedral, onde a cidade começou a se desenvolver, as ruas estreitas mostram a influência portuguesa, um dos povos que ajudaram a colonizar o nosso município. Além do mais tem a Catedral São Sebastião que fica localizada enfrente a praça Carlos Telles, a qual foi totalmente bombardeada durante a Revolução Farroupilha e reconstruída anos mais tarde, a imponente e bela Catedral São Sebastião fica localizada na Praça da Matriz leva o nome do padroeiro da cidade.

Endereço: Praça Carlos Telles – Bagé – RS

 

O planetário é um ambiente especialmente projetado para simular o céu estrelado noturno e diurno, em diferentes épocas do ano e locais de observação. A sala de projeção onde são realizadas as chamadas ‘sessões’ é constituída por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de projetores especiais. E constam com algumas sessões, tais como, Um Pequeno Passo: Esta sessão apresenta os fenômenos de Fases da Lua e Eclipses, trazendo aspectos culturais, além de visitar dois momentos importantes da história da ciência, o Eclipse Solar de Sobral-CE e o lançamento da missão Apollo 11. Com duração de 20min, é recomendada para todas as idades, ideal de 6 a 10 anos de idade. Ilha de Vida: Venha conhecer as constelações de Órion, Cruzeiro do Sul, Cão Maior e do Leão. Viaje até Júpiter e Saturno nesta sessão que possui 30min de duração e é recomendada, principalmente, para alunos de 5 a 10 anos de idade.

CONTATO:

email: planetario@unipampa.edu.br

Diretor do planetário: Guilherme Marranghello (gfmarranghello@gmail.com)

Telefone: (53) 32403611 Ramal: 9663