Fórum Internacional de Serviço Social

Apresentação

2º FÓRUM INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL: 
QUESTÃO SOCIAL, NEOFASCISMO E AS RESISTÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA
DE 06 A 08 DE DEZEMBRO DE 2023 
UNIPAMPA – Campus São Borja-RS
– Evento Gratuito –

***NOVO PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS – ATÉ 20/11/2023***

 

O “II Fórum Internacional de Serviço Social: Questão Social, Neofascismo e as resistências na América Latina” representa uma proposta formulada pelo Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja-RS. Este Curso, considerando a sua natureza pública estatal, ou seja, ofertado por uma Universidade Federal, foi o pioneiro, criado no Estado do Rio Grande do Sul, o qual atualmente já possui mais de 16 anos. Entre as metas instituídas na ocasião da criação da UNIPAMPA, se destaca a interiorização da educação pública, em vista de fortalecer territórios localizados em regiões que não dispunham de acesso ao ensino superior público e presencial, com destaque para a região fronteira oeste, na qual se situa o município de São Borja-RS.

O “II Fórum Internacional de Serviço Social: Questão Social, Neofascismo e as resistências na América Latina”, elege estas categorias por reconhecer a existência de campos políticos e ideológicos, em nível mundial, que ora se materializam em governos que oscilam em progressistas e conservadores, o que coloca em questão o campo democrático. Estas tensões têm rebatimentos no enfrentamento das diversas expressões da questão social, bem como no fortalecimento dos movimentos de resistência, já que abarcam contradições inerentes à sociabilidade capitalista. Cabe ainda destacar o período recente de crise sanitária – que impulsionou a crônica crise econômica -, na qual revelaram-se, como no caso brasileiro, manifestações negacionistas em relação a gravidade da pandemia, bem como da ciência, a qual foi fundamental para desenvolver alternativas de prevenção, atendimento e recuperação da saúde da população. Embora a OMS tenha decretado o fim da emergência de saúde global da pandemia de Covid, há repercussões sociais e econômicas que prevalecem no cenário atual. Logo, entende-se a necessidade da realização de eventos científicos que possam problematizar e indicar alternativas para o enfrentamento dos diversos índices que revelam o agravamento das desigualdades sociais.

Nesse sentido, o objetivo geral do II FISS consiste em: consolidar um  espaço, na região da fronteira, que possibilite a construção do conhecimento a partir de experiências coletivas no âmbito do trabalho e questão social, das políticas sociais e das relações de exploração e opressão  na perspectiva da construção de movimentos de resistência no contexto da América Latina. São quatro os objetivos específicos: a) consolidar espaços de reflexão que permitam o debate e socialização do conhecimento crítico; b) potencializar a Universidade Federal do Pampa como indutora/promotora de reflexões junto à sociedade que contribuam para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural em nível nacional e internacional; c) sistematizar produções acadêmicas que contribuam para a constituição de um mestrado acadêmico na área de Serviço Social como forma efetiva de construção crítica e permanente de conhecimento na cidade, na região, no Rio Grande do sul, no Brasil e na América Latina; d) possibilitar um espaço de construção coletiva do conhecimento a partir do envolvimento efetivo da comunidade acadêmica de cursos de graduação e pós-graduação, em uma perspectiva multidisciplinar.

Na perspectiva de dar materialidade e ampliar as possibilidades de análise e reflexão a respeito das categorias mencionadas, foram criadas linhas temáticas que se agrupam nos seguintes eixos temáticos:

Eixo temático 01 – Modo de Produção Capitalista, Relações Sociais e América Latina: Estado e neofascismo; Capitalismo dependente; Trabalho e questão social;  Patriarcado; Questão étnico-racial; e, Territórios, questão agrária e ambiental.

Eixo temático 02 – Transformações societárias e suas repercussões na formação e trabalho profissional do/a assistente social: Formação profissional; Trabalho docente; Curricularização da extensão no Serviço Social Relações e condições do trabalho profissional; Estágio supervisionado; e, Intervenção profissional e espaços sócio-ocupacionais.

Eixo temático 03 – Estado, questão social e políticas de proteção social: Controle social e participação social: Proteção social e seguridade Social; Fundo público e  orçamento das políticas sociais; Políticas de trabalho e de renda; Pobreza e políticas de enfrentamento; e, (In)segurança  e nutricional e produção de alimentos.

Eixo temático 04 – Relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração e sexualidades: Movimentos Sociais; Sexualidades, identidades de gênero; Capacitismo; Questão social e gerações; Violências; e, Relações patriarcais de gênero.

Esta estrutura em eixos temáticos possibilitará a operacionalização do evento nas seguintes modalidades: palestras, minicursos e a submissão/apresentação de trabalhos. Tendo em vista a adesão significativa na primeira edição do evento, a previsão para a sua segunda edição – em formato híbrido – é de um público estimado em 500 pessoas, sendo 250 na forma presencial e 250 na forma remota, por meio das plataformas digitais disponibilizadas pelo evento. A opção pelo formato híbrido justifica-se pela possibilidade de ampliar a participação de pessoas de outros estados da federação brasileira, assim como de outros países.

O II Fórum será desenvolvido a partir de mesas expositivas com palestrantes internacionais, apresentação de trabalhos, painéis temáticos vinculados aos quatro eixos temáticos do evento e atividades artístico-culturais, objetivando uma síntese reflexiva e sistematização de propostas vinculadas a cada eixo.