Relato de Experiência | XX EREMAT SUL

Relato de Experiência

OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIENCIA COM ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
André Martins Alvarenga; Andressa Sanches Teixeira; Gabriela Rodrigues Conrado

ENERGIA RENOVÁVEL E SUSTENTABILIDADE: PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
André da Silva Alves; Calinca Jordânia Pergher; Camila Dorneles da Rosa; Jéssica Marilda Gomes Mendes; Marcia Viaro Flores; Mariane da Silva e Sombra

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: EXPERIMENTAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Mariely Rodrigues Anger; Ana Carla Ferreira Nicola Gomes; Mauricio Ramos Lutz; Marcia Viaro Flores; Jussara Aparecida da Fonseca

A INFORMÁTICA E A MATEMÁTICA
Elisiane Peixoto Cardona Biurrun; Ademir de Cássio Machado Peransoni

ANÁLISE DE ERROS DE QUESTÕES DA PROVA DA OBMEP RESOLVIDAS POR ALUNOS DE 8º ANO E 8ª SÉRIE
Vanessa Coimbra Chott; Anderson Roges Teixeira Góes; Juliana da Cruz de Melo

DESCOBRINDO RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DO USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL
Caroline Conrado Pereira; Dr. José Carlos Pinto Leivas

DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE
Nitiele Medeiros Contessa; Laize Dariele de Lima Trindade; Géssica Trindade Pereira; Marcia Viaro Flores

O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES E A RELAÇÃO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Simone Felin Peripolli; Edimar Fonseca da Fonseca

A AVALIAÇÃO DIÁRIA COMO MÉTODO DE ENSINO
Samara Melo Gai

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: DESAFIO DA GRADUAÇÃO
Francieli Aparecida Vaz; Ana Paula Falcão da Silveira Gomes

OFICINAS DO GEPAM: POLO DE SÃO LOURENÇO DO SUL
Elisane Strelow Gonçalves; Daniele Bracher; Luciano Bender; Felipe Felhberg Hermann; Rogério Sacramento Burkert; Rita de Cassia de Souza Soares Ramos

A UTILIZAÇÃO DE MÁGICAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PIBID
Camila Amador Schlickmann; Cláudia Maria Grando; Cristiane Honorato da Fonseca; Cynthia Cristina Covatti; Daiane Bitello; DalvaneTerebinto; Daniela Cristina Camatti; Douglas Daniel Schinlder; Fabiana Ferreira Fagundes; Fernanda Paula Wappler; Michele Giovana Giachini; Patricia Pagani; Rosemari Ferrari Andreis; Suelen Azambuja; Tassiani Jorge de Oliveira; Vivian Cleia Wbber Campos

A EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA NA COMUNIDADE ESCOLAR
Angélica Elis Heineck; Nilce Fátima Scheffer

AS POTENCIALIDADES DA INTEGRAÇÃO DE TEATRO E MATEMÁTICA
Ivana de Oliveira Freitas; Edimar Fonseca da Fonseca; Paulo Rubens Marques Severo; André Martins Alvarenga; Simone Felin Peripolli; Jocilene Castro Soares; Andressa Sanches Teixeira; Abia Soares Chaves; Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS EXATAS
Ivana de Oliveira Freitas; Edimar Fonseca da Fonseca; Paulo Rubens Marques Severo; André Martins Alvarenga; Simone Felin Peripolli; Jocilene Castro Soares; Andressa Sanches Teixeira; Abia Soares Chaves; Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT
Adriana Rosélia Kraisig; Franciéli Cristina Welter

ESTUDANDO PRODUTOS NOTÁVEIS, ATRAVÉS DE MATERIAL MANIPULATIVO – UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Inês Cristine Neutzling Kruger; Rogerio Sacramento Burkert; Marta Seefeldt

DESPERTANDO PARA A MATEMÁTICA
Jardel Lansing; Rosane Rossato Binotto

MONITORIA: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
Bruna da Silva Leitzke; Lucille Santos Peixoto; Rejane Pergher; Luciana Chimendes

ENSINANDO TRIGONOMETRIA COM O AUXILIO DO TEODOLITO
Josiane Martins Martins; Jaciara Lopes de Lopes Nobre; Aniele Torma da Silva Chaves

A RELAÇÃO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM UMA CASA DE PEQUENO PORTE
Cesar Nereu Ribas de Mattos; Thales Fagundes Machado; Calinca Jordânia Pergher; Marcia Viaro Flores

MODELAGEM MATEMÁTICA E O PLANTIO DE ALFACE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Charles Bruno Da Silva Melo; Caroline Conrado Pereira; Eleni Bisognin

SÓLIDOS ARQUIMEDIANOS: UM ESTUDO SOBRE TRUNCADURAS
Ana Regina da Rocha Mohr; Me. Silvio Luiz Martins Britto

REFLEXOS DE UM SABER SILENCIADO – A MATEMÁTICA EM TODA PARTE
Guilherme da Cruz Moraes; Jefferson Rodrigues da Silveira

DOCÊNCIA NO PROEJA: CONSTRUINDO HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO
Anderson Silva da Silva; Antônio Fábio Moura; Maria Aparecida Sanhudo de Morais; Sabrina Araújo; Erivelto Bauer de Matos; Mauricio Ramos Lutz

MONITORIAS NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E PERSPECTIVAS
Juliana Borges Pedrotti; Aline Goulart da Silveira; Luciana Chimendes; Rejane Pergher

EXPLORANDO O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Caroline Conrado Pereira; Charles Bruno da Silva Melo; Eleni Bisognin

MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A REPRESENTAÇAO GRÁFICA EM ARQUITETURA
Rejane Pergher; Janice Pires

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Gerusa  Camargo Rodrigues; Ana Maria Zornitta de Alencar; Francieli Aparecida Vaz; Cristiano Peres Oliveira

A EXPERIÊNCIA DE MINICURSOS EM GEOMETRIA PLANA: ABORDAGEM AXIOMÁTICA E O GEOGEBRA

Paola Aquino dos Santos; Leonel Giacomini Delatorre; Karla Beatriz Vivian Silveira

MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA VISÃO CRÍTICA ATRAVÉS DO ENFOQUE DE TRIBUTOS
Lucélia dos Santos; André Rodeghiero; Luciane da Luz; Denise do Nascimento Silveira

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULOS SOB A VISÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID/MATEMÁTICA/FACCAT
Franciele Roulim Negreiros; Marta Elisabete de Fraga; Zenar Pedro Schein

ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR DE APRENDIZAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA OBTIDA DURANTE O ESTÁGIO
Marta Seefeldt; Felipe Herrmann; Inês Cristine Neutzling Kruger

O USO DO TANGRAM COMO QUEBRA-CABEÇA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE MULTIPLICAÇÃO DE POLINÔMIOS
Morgana Fernandes da Silva; Magnus Cesar Ody

GRAFOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DISCRETA UTILIZANDO COLORAÇÃO DE MAPAS
Edcarlos Vasconcelos da Silva; Caroline Conrado Pereira; Vanilde Bisognin

GINCANA MATEMÁTICA, UM JEITO NOVO DE APRENDER MATEMÁTICA!
Thaís Eduarda Ávila da Silveira; Kátia Beatriz Pereira

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: CONFRONTANDO A PROPOSTA GOVERNAMENTAL COM A PRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Jefferson Rodrigues da Silveira; Guilherme da Cruz Moraes

A INSUFICIÊNCIA DOS NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADE DIFERENCIADA COM MATERIAL MANIPULÁVEL
Karla Beatriz Vivian Silveira; Leonel Giacomini Delatorre

MATRIZES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO
Abia Soares Chaves; Ivana de Oliveira Freitas; Edimar Fonseca da Fonseca; Paulo Rubens Marques Severo; André Martins Alvarenga; Simone Felin Peripolli; Jocilene Castro Soares; Andressa Sanches Teixeira; Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR
Juliana Boanova Souza

A EXPRESSÃO GRÁFICA NO ESTUDO DE ÂNGULOS POR MEIO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: LEGO MINDSTORMS NXT
Guilherme Castilho Urbanovicz; Anderson Roges Teixeira Góes; Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz

APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FRACTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Andressa Franco Vargas; Bianca Bitencourt da Silva; Clarissa Gonçalves Lira; Mirian Marchezan Lopes

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE APOIO EM FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFSM – GAFM
Samuel Sonego Zimmermann; Junior Antonio Pazinatto; Silvio da Silva Mello Junior

RELAÇÃO MATEMÁTICA E ELEIÇÕES: ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA
Michel Hallal Marques; Lidiane Maciel Pereira; Cristiane Wroblewski; Denise Nascimento Silveira

O USO DE SOFTWARES E PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO
NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Bruna de Farias Xavier